Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alimentos anticelulite e antigordurinhas

Nada mais desagradável do que aquela gordurinha que se instala nos mais indesejáveis lugares (barriga, coxa, quadril) e não desaparece de forma alguma! Fora isso, não podemos esquecer de mencionar a maldita Celulite ou, de uma forma mais bonita, lipodistrofia ginóide.

GORDURA LOCALIZADA
A gordura localizada é caracterizada pelo acumulo excessivo de gordura em certas regiões bem localizadas, mais frequentemente na região femural (bumbum, coxas e culote) ou também abdominal (próximo ao umbigo e na altura do osso do quadril, o famoso pneuzinho). 
A gordura localizada geralmente aparece por herança genética, hábitos alimentares inadequados e o sedentarismo.

CELULITE
Celulite ou lipodistrofia ginóide trata-se de uma inflamação dos tecidos abaixo da epiderme, caracterizada pelo depósito de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dando a pele uma aparência ondulada, principalmente quando a pele é pressionada. "Algo parecido com a casca de uma laranja ou a superfície lunar nos casos mais trágicos". 
A celulite acomete principalmente as mulheres por causa do hormônio estrogênio, responsável pelo maior acumulo de gorduras em relação aos homens na região do quadril e coxas e fica mais evidente com o envelhecimento pois a pele fica mais fina e menos elastica tornando ela mais aparente. 
Suas principais causas estão relacionados ao estilo de vida: alimentação inadequada e sedentarismo.


Sendo a alimentação inadequada uma das principais causas desses dois males que acometem a população, mantenham uma alimentação equilibrada e saiba também que existem alimentos podem nos ajudar...

Alimentos ricos em gordura monoinsaturada
Estudos confirmam que a gordura monoinsaturada ajuda a reduzir o pico de insulina, hormônio que desencadeia o armazenamento das calorias extras sob a forma de gordura localizada. Além disso ativa a adiponectina, hormônio que induz o corpo a produzir energia a partir dos depósitos de gordura. São ricos em gordura monoinsaturada: Azeite de oliva, Sementes oleaginosas (nozes, castanhas) e Abacate.

Alimentos ricos em ômega-3
Possui propriedade antiinflamatória e por isso pode ajudar no combate a celulite. São alimentos ricos em ômega-3: Peixes e frutos do mar e algumas sementes.

Alimentos ricos em Antocianina
Fitoquímico presente na casca de frutas vermelhas ou roxas, que ajuda a manter a eficiência do sistema circulatório, melhorando a irrigação dos tecidos e ajudando na queima de gordura abdominal. São fontes de antocianina: Framboesa, amora, cereja, morango, jabuticaba, mirtilo, uva roxa.

Alimentos ricos em Silício
Silício é um mineral essencial na produção de colágeno, substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele. São fontes de silício: aveia, cevada, centeio, nabo, salsa, avelã, feijão, banana e alho

Alimentos ricos em Boro
O boro é um mineral que ajuda a manter alinhadas as fibras elásticas e auxiliam na renovação celular. São fontes de boro: vegetais verde escuros, algas, rabanete, rabanete, frutos do mar, pepino e beterraba.


Alimentos ricos em Licopeno

Licopeno é um potente antioxidante, protegendo as paredes dos vasos sanguíneos contra os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células e tecidos além de melhorar a circulação sanguínea e suavizar a celulite. São fonte de licopeno: melancia, tomate (principalmente na forma de molho)

Alimentos ricos em Vitamina E e Vitamina C
Importantes antioxidantes que atuam em conjunto também protegendo as paredes dos vasos sanguíneos contra os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células e tecidos. São alimentos fonte de Vitamina C: frutas cítricas (acerola, limão, laranja, abacaxi, morango, maracujá) e verduras. Mas atenção, por ser solúvel em água, boa parte da Vitamina C é perdida no cozimento, então... CRUS. São alimentos ricos em Vitamina E: óleos vegetais, vegetais verde-escuros, germe de trigo, gema do ovo, gordura do leite e nozes.
  


Alimentos Probióticos
Estudos sugerem que um tipo de gordura, o CLA (ácido linoléico conjugado), produzido por alguns lactobacilos é capaz de reduzir o porcentual de gordura.

Raiz Bardana
É uma planta medicinal que aumenta o fluxo do sangue por causa do potássio, o que pode ajudar a prevenir a celulite. Pode ser consumida refogada ou para incrementar receitas como tortas e sopas.

Centela Asiática
Outra planta medicinal. Ajuda a fortalecer o sistema vascular e o tecido conjuntivo (tecido responsável pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo). Além disso tem ação antiinflamatória. Pode ser consumida na forma de chá (infusão).




Então quais são as dicas

  • Tempere sua salada diariamente com azeite de oliva extra virgem, com baixa acidez é claro, ou substitua esse azeite por abacate temperado (tempere com tomate, cebola, alho e pimenta)
  • Consuma peixes pelo menos 3 vezes na semana
  • Consuma diariamente uma xícara de frutas vermelhas e/ou roxas por dia, as famosas "berries"
  • Substitua o arroz por cevada e centeio
  • Garanta uma porção de verduras verde escuras no almoço e uma no jantar.
  • Inclua 1/2 xícara de molho de tomate em alguma das suas receitas
  • Consuma pelo menos 1 fruta cítrica ao dia
  • Consuma diariamente 2 unidade de nozes
  • Garanta que uma das suas porções de leite e derivados seja um iogurte probiótico
  • Incremente sua salada com raiz de bardana refogada
  • Invista no chá de centela asiática entre as refeições
Mas vale lembrar... Milagres não existem, bom, neste caso existe aquela cânula violenta que puxa todas suas gordurinhas, mas melhor prevenir do que ter que precisar disso não?

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Beba água!

Como falar de álcool, energéticos e isotônicos e não falar da água! Assim não dá!  Com o frio chegando, "Chegando? Já chegou!", muitas pessoas esquecem de tomar água e isso não deve acontecer, então fique atento pois você nem imagina o quanto ela pode te ajudar!


Para ter uma ideia da importância da água para o nosso organismo, basta uma informação: a água é a responsável por cerca de 70% do nosso peso corporal. Não é por acaso. A água possui inúmeras funções essenciais para o nosso organismo:
  • Principal solvente do organismo, possibilitando a ocorrência das reações químicas
  • Transporta os nutrientes, moléculas e outras substâncias orgânicas
  • Essencial em processos fisiológicos, desde a digestão até a absorção e excreção de substâncias
  • Lubrificante nos processos de mastigação, deglutição, excreção e nas articulações, entre outros
  • Auxilia na regulação da temperatura corporal
  • Necessária para o bom funcionamento dos rins, intestino e sistema circulatório
  • Mantém o equilíbrio dos líquidos corporais
É por essas e outras razões que a água é tão importante para nós. Todos os alimentos contêm água, uns mais, outros menos. As melhores fontes de água são: a própria água, que deve ser tratada adequadamente; os alimentos líquidos, como leite, sucos e bebidas, e os alimentos sólidos como verduras, frutas e carnes.

ALGO MAIS

Além de todas essas funções citadas acima, a água também pode contribuir com outros inúmeros benefícios á saúde já comprovados cientificamente:

  • Controle da pressão sanguínea: a água determina a densidade do sangue e por isso seu grande papel no controle da pressão arterial.
  • Diminuição do risco cardiovascular: sangue mais diluído flui melhor pelos vasos sanguíneos.
  • Controle do diabetes: Alguns estudos sugerem melhor controle dos níveis glicêmicos quando esse consumo é igual ou maior a 2 litros ao dia. 
  • Protege nossos rins: quanto mais diluído o sangue menor o esforço dos rins. E diminui também o risco de formação de cálculos renais.
  • Melhora o funcionamento do intestino: o consumo de fibra sem o consumo adequado de água apenas dificulta a eliminação das fezes que tornam-se mais ressecadas. 
  • Elimina toxinas: á água é o meio que nosso corpo utiliza para eliminar as toxinas.
  • Contribui com a hidratação e firmeza da pele: uma pele desidratada perde a sustentação, fica flácida e sem vida.


AGUA X PERDA DE PESO

Como já mencionado no post Como Perde Peso e Alimentos Termogênicos, o consumo de água pode inclusive contribuir com o emagrecimento. Um consumo adequado de água pode contribuir com um bom funcionamento do metabolismo já que TODAS as reações químicas que acontecem no nosso corpo acontecem em meio contendo água. E quando consumida gelada pode inclusive acelerar o metabolismo pois nosso organismo precisa fazer um maior esforço para elevar a temperatura corporal ao nível considerado adequado.
Além disso, estudos tem demonstrado que o consumo de água antes das refeições contribui com uma menor ingestão de calorias na refeição, mais um ponto positivo a favor da água! Como já mencionei antes "Um santo remédio que ninguém usa"!

Recomendação de água: Qual é a quantidade de água que devemos tomar a cada dia? O consumo ideal adequado de água vai depender do clima, da atividade física e também do estado fisiológico, da faixa etária e da dieta seguida por cada um. A recomendação  de água corresponde a 80% da ingestão diária de líquidos (o restante corresponde á água contida nos alimentos), que de acordo com a DRI (Dietary Reference Intakes - Ingestão Diária Recomendada) deve ser 2 litros para mulheres e 3 litros para homens!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Consumo de bebidas isotônicas

Como no último post falamos de bebidas energéticas, achei importante deixar claro também o que são bebidas isotônicas, afinal, elas não são a mesma coisa!



O QUE É UMA BEBIDA ISOTÔNICA?  

Diferentemente da bebida energética, a bebida isotônica tem o objetivo de repor as perdas hidroeletrolíticas (hidro=água + eletrolíticos=eletrólitos) durante a prática de exercícios e/ou qualquer quadro clínico que leve a desidratação, como vômitos e diarréias intensos. Elas podem ser encontrados na forma de pós, concentrados ou líquido pronto para beber.

As bebidas isotônicas devem apresentar osmolaridade semelhante a dos fluidos corporais, o que faz com que sejam rapidamente absorvidos após o consumo. Que catzo é isso? Osmolaridade refere-se a quantidade de eletrólitos (termo "médico/científico" para os sais minerais, especificamente os íons) que encontramos dissolvidas em determinado solvente, por exemplo, no caso dos fluídos corporais, sódio, potássio e cloro, e em menores quantidades, cálcio, magnésio e fósforo! 

Neste sentido, o termo isotônico refere-se à tonicidade, ou seja, diz respeito à concentração dos eletrólitos
(esses citados acima) de um líquido em relação ao sangue. Um líquido pode ser hipotônico, quando sua concentração é menor que a do sangue, hipertônico quando a concentração é maior ou ISOTÔNICO quando a concentração é igual a do sangue. Por isso bebidas isotônica! Há! 

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Água

Eletŕolitos (Sódio, Potássio, Cloreto, Cálcio, Magnésio e Fósforo)
A concentração de sódio no produto pronto para consumo deve estar entre 460 e 1150 mg/l, devendo ser utilizados sais inorgânicos para fins alimentícios como fonte de sódio. No caso do potássio, o produto pode ser adicionado em até 700 mg/l.

Carboidratos 
Contem um baixo teor de carboidratos para garantir um rápido esvaziamento gástrico e levar menos tempo para atingir os tecidos que necessitam de hidratação e, assim, garantir uma rápida e eficiente reposição hidroeletrolítica. Os carboidratos podem constituir até 8% do produto pronto para consumo. Quanto ao tipo de carboidrato, este produto não pode ser adicionado de amido e o teor de frutose, quando adicionada, não pode ser superior a 3% do produto pronto para o consumo.

Vitaminas e minerais
O produto pode ser adicionado de vitaminas e minerais, conforme Regulamento Técnico específico sobre adição de nutrientes essenciais.
 
Aditivos
Corantes, aromatizantes artificiais, conservantes.

OBS: o produto não pode ser adicionado de outros nutrientes e de outros componentes que não sejam considerados nutrientes; o produto não pode ser adicionado de fibras alimentares. Além disso, não devem ser gaseificadas, pois os gases podem causar a distensão das paredes intestinais e a sensação de peso no estômago.

DISCUSSÃO

Por mais que estas bebidas melhorem o rendimento dos esportistas, elas não devem ser consumidas como uma alternativa para matar a sede ou para hidratação, substituindo sucos, chás e, principalmente, a água. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que bebidas isotônicas sejam consumidas apenas por atletas, depois de uma atividade física pesada ou indicada por um especialista. As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos com a transpiração durante um exercício com carga intensa, com a finalidade de prevenir a desidratação e melhorar a desempenho esportivo.


O consumo inadequado de bebidas isotônicas pode dificultar a perda de peso ou até engordar no caso dos indivíduos não praticantes de atividade física e pode agravar o quadro de algumas doenças crônicas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes e principalmente insuficiência renal (o excesso de eletrólitos, principalmente o sódio, poderia sobrecarregar a função renal devido ao maior esforço para elimina-los).

Devido a sua acidez, as bebidas isotônicas também são prejudiciais para os dentes por causa da fragilização do esmalte dentário, aumentando as chances de desenvolver cáries e aumentado a sensibilidade dentária, já que o esmalte fica mais frágil e permeável. Em um trabalho feito por pesquisadores da Universidade de Nova York, verificou-se que o consumo prolongado dessas bebidas pode promover uma condição conhecida como erosão dentária. E o problema será pior se você escovar o dente logo após o consumo da bebida. "Por essa você não esperava né?"

Ou seja, não é qualquer um que pode consumir bebidas isotônicas...


CONCLUSÃO

  • Como meio para hidratar-se, sempre de preferência para água. Chá, água de coco e sucos também podem ser opções para se hidratar mas cuidado, alguns sucos podem conter bastante calorias.
  • Bebidas isotônicas serão recomendadas no caso de exercícios prolongados, com mais de uma hora de duração.
  • Bebidas isotônica podem ser recomendadas nos casos de vômitos ou diarréia severos.
  • Não escove os dentes logo após o consumo de bebidas isotônicas, espere pelo menos 30 minutos. Escovar os dentes logo após beber isotônico pode agravar o problema da erosão dentária, pois o esmalte amolecido se torna mais suscetível às propriedades abrasivas do próprio creme dental. #ficadica
  • CUIDADO: se você esta acima do peso, é hipertenso, cardiopata, diabético ou apresenta insuficiência renal crônica procure orientação de um profissional especializado.
  • ATENÇÃO: crianças raramente precisam de bebidas isotônicas.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Consumo de bebida energética

Devido ao consumo excessivo dessa bebida por familiares e amigos próximos, mais especificamente minha irmã, o que vem tomando conta de boa parte do meu orçamento familiar para comes e bebes (para quem não entendeu só estou querendo dizer que o produto em questão é meio caro $), decidi dedicar um post às Bebidas Energéticas! 



O QUE É UMA BEBIDA ENERGÉTICA?

A bebida energética nada mais é do que uma bebida rica em substâncias estimulantes do sistema nervoso central. Seu objetivo é melhorar a resistência física, promover reações mais velozes, aumentar a concentração, evitar sono, proporcionar sensação de bem-estar, estimular o metabolismo e ajudar a eliminar substâncias nocivas do organismo humano.

De acordo com a legislação qualquer produto definido como composto líquido pronto para consumo que contenha inositol ou glucoronolactona e/ou taurina e/ou cafeína, podendo ser adicionado de vitaminas e ou minerais, pode ser rotulado como “bebida energética” ou “energy drink”.



COMPOSIÇÃO BÁSICA


Água

Sacarose (açúcar de mesa) 

Glicose (açúcar simples)
Fonte de energia rápida, menos doce que a sacarose que quando associado com a sacarose propicia um melhor equilíbrio na doçura da bebida.

Dióxido de carbono (CO2)
Gás utilizado para proporcionar uma característica de efervescência. 

Taurina (aminoácido mais abundante no nosso corpo)
Age como neurotransmissor, colabora na desintoxicação de substâncias químicas estranhas e está envolvida na produção da bilis. 

Cafeína (alcalóide que tem ação estimulante)
Provoca uma sensação de revigoramento, diminuição do sono e da fadiga, exercendo um efeito sobre a descarga das células nervosas e a liberação de alguns neurotransmissores e hormônios como a adrenalina.

Glucoronolactona (produto do metabolismo da glicose no fígado)
Entra em equilíbrio com o ácido glucorônico (seu precursor) que é um importante constituinte das fibras e tecidos conjuntivos. Nem todas as bebidas energéticas possuem este ingrediente na sua composição. O metabolismo da glucoronolactona em humanos ainda não está bem esclarecido. Na natureza encontra–se em alguns vegetais que contém gomas e em produtos como o vinho. 

Inositol (composto derivado do metabolismo da glicose)
Importante para o organismo por participar da formação de parte das membranas celulares, especificamente no cérebro, medula óssea, olhos e intestinos, representando de 2 a 12% do total de todos os tecidos do corpo humano. Age no funcionamento do sistema nervoso, auxilando a transmissão de impulsos nervosos, melhora da comunicação cerebral, memória e inteligência e parece ter ação protetora sobre as células do fígado.

Vitaminas B2, B3, B5, B6 e B12
Colaboram no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas e auxiliam na capacidade de concentração e memória. 

Aditivos
Regulador de acidez, Aromatizante, Corante caramelo



A DISCUSSÃO

A grande discussão em torno das bebidas energéticas acontece por culpa da cafeína. Muitos trabalhos têm sido realizados sobre os efeitos fisiológicos da cafeína gerando conflitos entre seus pontos positivos e negativos, como sempre. Alguns estudos sugerem uma possível associação entre consumo de altas doses de cafeína com doenças coronarianas, incidência de câncer e transtornos gastrointestinais. Já outros estudos relacionam seu consumo a estimulação do sistema nervoso, aumento do estado de alerta, diminuição da fadiga e melhora do estado de espírito e também à diminuição do risco de suicídios, incidência de cirroses, aumento da taxa metabólica (ideal para quem precisa perder uns quilinhos), além de apresentar ação antioxidante.
Para sentir os efeitos da cafeína, um indivíduo tem que consumir o equivalente a três vezes o seu peso, por exemplo: A pessoa que aqui vos fala, que por sinal está 2kg acima do seu peso, 53,5kg, deve consumir 159mg de cafeína para começar a perceber seus efeitos.

É claro, que o efeito da cafeína pode variar de pessoa para pessoa. Uma dose considerada letal de cafeína gira em torno de 5g (equivalente a 62 latas de energético ou 10 litros de café). 
"Bom, pensa comigo... Um indivíduo que toma 62 latas de energético em um dia não é normal, então eu nem culparia a cafeína pelo seu falecimento"
Voltando... Não se anime, doses menores também podem aumentar o risco cardiovascular e provocar transtornos gastrointestinais, então devemos ter cuidado, principalmente se você já apresenta história de problemas cardiovasculares, arritmias, hipertensão arterial, doença do refluxo gastroesofágico, esofagite, gastrite ou úlcera.  É considerada uma dose segura, não prejudicial ao organismo, para indivíduos saudáveis, apenas 400mg, que devem ser fracionadas ao longo do dia, o que corresponde a 5 latas de energético. 

Mas atenção, não podemos esquecer da quantidade absurda de açúcares por lata de energético, cerca de 27g. Hoje contamos com as opções "sugar free" (sem açúcar), mas apenas para algumas marcas, onde você estará trocando o açúcar por edulcorantes artificiais, Aspartame, Sucralose e Acesulfame K, outras substâncias que você não deve abusar do consumo (assunto para ser discutido em outro post).

Quem mais deve evitar? Devido a meia vida plasmática relativamente longa da cafeína (período de tempo que leva para a concentração de uma substância cair pela metade do seu nível máximo), crianças devem evitar essa substância. Muito comum encontrar casos de toxidade por cafeína nesse grupo específico. A cafeína tem uma meia vida plasmática no organismo de três a sete horas, podendo chegar ao dobro desse tempo em gestantes ou mulheres que fazem uso de anticoncepcionais esteroides orais a bastante tempo, por isso esses grupos também devem evitar essa substância. Já no caso dos fumantes, a excreção de cafeína é mais rápida, o que talvez pode explicar a preferência dos fumantes pelo café.

ENERGÉTICOS MAIS ÁLCOOL 
Quando associado ao álcool, os efeitos são diferentes, porém ainda mais perigosos. A cafeína causa euforia e a taurina retarda os efeitos do álcool, desta forma, a pessoa irá compensatoriamente beber mais. Entretanto, uma recente revisão da literatura* concluiu que essa hipótese não é suportada por evidências científicas diretas e confiáveis, necessitando mais estudos para tirar melhores conclusões.  
*Verster JC, Aufricht C, Alford C. Energy drinks mixed with alcohol: misconceptions, myths, and facts. Int J Gen Med. 2012;5:187-98 


CONCLUSÃO
  • Você pode consumir energético, desde que com moderação e muito eventualmente. 
  • Atenção se você precisa perder alguns quilinhos por causa da quantidade excessiva de açúcares. Prefira o "sugar free" e mesmo assim não abuse da quantidade, entenda porque no meu post sobre adoçantes clicando AQUI.
  • Muito cuidado se você for consumir energético com bebida alcoólica, você pode, "MAYBE" (TALVEZ), ser enganado pelo sabor, pela sensação de euforia causada pela cafeína e pelo retardo dos efeitos do álcool causado pela taurina e acabar bebendo mais do que desejava. Agora, se você quiser "beber o bar todo" mesmo, não podemos culpar o energético não? Livre arbítrio!
  • NÃO pode: crianças, gestantes, lactantes e qualquer pessoa que apresente quadro de cardiopatias, arritmias, hipertensão arterial, refluxo, esofagite, gastrite ou úlcera.
  • CAUTELA: por se tratar de uma substância estimulante, se você sofre de ansiedade evite.
  • ATENÇÃO: o energético pode interferir na ação de alguns medicamentos, então consulte seu médico ou nutricionista.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ressaca ou Veisalgia


Bebeu muito? 
Acordou desejando a morte? 
O único pensamento "mentiroso" que  te assombra é: Nunca mais eu vou beber!

Então vamos entender o que é a ressaca e quais seus grandes causadores!

A ressaca ou Veisalgia

A ressaca ou veisalgia, é caracterizada por um conjunto de sintomas de “mal-estar”: dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrointestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade e irritabilidade; que inicia-se cerca de 6 a 8 horas após o consumo de bebida alcoólica, que nada mais é que o período em que a concentração de álcool no sangue diminui e retorna a zero, em média. Importante salientar que a ocorrência dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa! "Eu por exemplo nunca tive nada além de boca seca e sede (Sim, Eu prometo doar meu fígado para pesquisa em busca da definitiva solução para cura da ressaca. Futuras gerações serão muito beneficiadas)!"


Causadores da ressaca


Efeitos diretos do álcool
Vários sintomas da ressaca podem ser explicados pelos efeitos diretos do álcool sobre diferentes sistemas fisiológicos. Os efeitos do álcool, relacionados à ressaca, mais estudados recentemente são:
  • Aumento das concentrações de algumas citocinas pró-inflamatórias (proteínas produzidas por diversas células, importantes para o controle da resposta imune) - grande responsável pelos efeitos mais “cognitivos” da ressaca, como perda de memória e alterações de humor, além de outros efeitos que são muito semelhantes aos diversos sintomas da ressaca, como dor de cabeça, náusea, diarreia e cansaço.
  • Duração e qualidade do sono - com a diminuição de álcool no sangue, período em que os sintomas da ressaca surgem, ocorrem alterações no padrão de sono e perda na qualidade do sono e dessa maneira, os efeitos do álcool no sono poderiam explicar o cansaço e disfunção cognitiva observados durante a ressaca.
  • Hipoglicemia induzida pelo álcool - afeta o funcionamento cerebral, levando a estados de fraqueza, cansaço e mudanças de humor, (mas isso varia de pessoa para pessoa pois se o indivíduo se alimenta antes e/ou durante o consumo de álcool, a indução de hipoglicemia é muito menor).
  • Desidratação - mudanças fisiológicas significativas em parâmetros endócrinos (aumento nas concentrações de vasopressina, aldosterona e renina), além de acidose metabólica (redução do PH do sangue devido ao aumento de lactato, corpos cetônicos e ácidos graxos livres) que são efeitos também relacionados com a desidratação, podendo causar os sintomas como boca seca e sede.

Efeitos de outras substâncias
As bebidas alcoólicas contêm diversos aditivos, que podem exercer diversos efeitos no organismo, sendo esses efeitos tóxicos considerados potenciais causadores de alguns sintomas da ressaca. Ou seja, o consumo de bebidas alcoólicas com alta concentração dessas substâncias (vinho tinto, uísque, conhaque e tequila) aumenta a frequência e intensidade dos sintomas da ressaca, em comparação a bebidas “claras”, como rum, gin e vodka, que geralmente tem pouco aditivos.
 
Efeitos do acetaldeído
A maior parte do álcool no sangue é metabolizado no fígado onde primeiramente é convertido, com auxilio de enzimas, a acetaldeído (produto mais tóxico que próprio álcool), que rapidamente depois é convertido em acetato, gás carbônico e água. Em altas concentrações, o acetaldeído é capaz de produzir efeitos tóxicos adversos (como taquicardia, sudorese, náusea e vômito); e, como estes sintomas também estão associados à ressaca, alguns pesquisadores têm sugerido que este metabólito pode contribuir para ressaca. Entretanto, alguns estudos mostram que o acetaldeído não é acumulado em concentrações tão altas no organismo durante a ressaca. Assim, o papel do acetaldeído na ressaca ainda não está bem estabelecido. 

Crise de abstinência 
Alguns estudos sustentam a hipótese de que a ressaca seria uma primeira fase de abstinência alcoólica aguda com base em vários pontos em comum na sintomatologia da ressaca e abstinência, tais como: dor de cabeça, náuseas, tremor e prejuízo cognitivo.  Entretanto, o uso do álcool como um “remédio” para a ressaca não permite a recuperação do organismo, e o álcool continua a exercer seus efeitos porque por mais que apresente sintomas semelhantes, diversos estudos apontam para uma série de diferenças entre a ressaca e a abstinência alcoólica.


FONTE: CISA – Centro de Informações Saúde e Álcool



ENTÃO O QUE FAZER PARA EVITAR OU MINIMIZAR OS SINTOMAS DA RESSACA 



1) Evite beber! "Ha ha ha, acho que muitos não vão escutar essa minha dica, então bora para próxima".

2) Beba com moderação! Como vimos no post anterior, o consumo diário de doses moderadas de bebidas alcoólicas pode inclusive trazer benefícios.

3) Evite beber de estômago vazio! Alimente-se antes e durante o período em que estiver bebendo pois precisamos evitar a hipoglicemia.

4) Hidrate-se! Beba água para evitar a desidratação! Procure sempre alternar um copo de bebida alcoólica com um copo de água.

5) Tome um banho a uma temperatura agradável antes de dormir e tente ter uma noite de sono tranquila e agradável. Se sabe que vai beber, já deixe sua cama prontinha, te esperando para deitar, apague todas as luzes e evite dormir com a televisão ou rádio ligados.

6) Evite o excesso de toxinas: Já que estamos sobrecarregando o organismo com toxinas vindas da bebida alcoólica evite sobrecarregá-lo, ainda mais, com outras toxinas, portanto: não fume ou, se você é fumante dependente e incontrolável, evite fumar demais; evite alimentos muito processados e ricos e aditivos alimentares (conservantes, espessantes, emulsificantes, corantes, etc.); evite as frituras pois no aquecimento excessivo dos óleos formam-se inúmeras toxinas; evite consumir carnes, aves e peixes que passaram do ponto (exposição excessiva de alimentos fonte de proteínas a altas temperaturas levam a formação de aminas heterocíclicas, também consideradas substancias indesejáveis); evite defumados e churrasco (esses processos levam a produção de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, também considerados nocivos a saúde).

"Pronto agora vai todo mundo me mandar pastar, eu sei! Imagina, normalmente o que a gente mais vê na mesa de bar acompanhando aquele drinkizinho?" Não to falando p você só comer palitos de cenoura e pepino não. Opte por pães integrais "chuchados" no azeite de oliva extra virgem, Canapés feito com torradas integrais e recheios pouco gordurosos, Brusquetas com tomates frescos e/ou queijo magro, Mini tomate e/ou legumes recheados... 

JA BEBEU, ABUSOU E AINDA ESQUECEU TUDO? ENTÃO NO DIA SEGUINTE:

7) Beba bastante água (importante meio para hidratar-se e ajuda a eliminar as toxinas)

8) Opte por uma dieta leve e invista nas verduras, legumes, frutas, caldos e sopas

9) Invista nos alimentos fonte de carboidrato pois estes são as melhores opções para reverter a hipoglicemia, mas lembre, não abuse da quantidade para não provocar uma hipoglicemia reativa,

10) Cuidado com os excessos de medicamentos (analgésicos, antieméticos, protetores estomacais, etc.) para aliviar os sintomas... você já sobrecarregou demais o seu fígado com excesso de álcool!

11) Invista nos alimentos ricos em Vitamina C e Vitamina E, poderosos antioxidantes (frutas cítricas, verduras verde escuras cruas, óleos vegetais, germe de trigo, sementes oleaginosas como nozes).

12) Invista nos alimentos ricos em Vitamina B6 (Piridoxina): carnes magras, ovos, leite e substitutos com menor teor de gorduras e fígado - vitamina intimamente ligada a conversão do triptofano em serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.

13) Evite bebidas alcoólicas. O uso do álcool como um “remédio” para a ressaca não permite a recuperação do organismo. EM UM PRIMEIRO MOMENTO você terá a falsa ilusão de estar se reidratando e terá uma sensação de alivio imediato, mas já vimos que o álcool tem efeito diurético e vai continuar a exercer seus efeitos e você pode acabar entrando em um circulo vicioso. Sem falar que você também poderá até sentir um efeito de alivio imediato por estar suprindo a abstinência, se é que isso é mesmo um causador da ressaca, como vimos, isso ainda é algo incerto. 

14) CAFÉ? O café aumenta o estado de alerta das pessoas e, como é vasodilatador, pode amenizar os sintomas da dor de cabeça para algumas pessoas, mas não alivia todos os sintomas da ressaca.

15) BANHO FRIO? O banho só serve para a pessoa ficar mais alerta e ativar a circulação, mas não elimina o álcool do organismo.

>>> Uma amiga e colega de profissão, a Dra. Maria Fernanda Cortez, me apresentou outro dia uma interessante e pratica opção para ajudar a "currar" a ressaca. Trata-se de uma bebida, vendida em shot, dose única de 60ml, que ajuda na desintoxicação do organismo! Bebida concentra nos seus 60ml:  Glicose, para reverter a hipoglicemia, vitaminas do complexo B, cito em especial a Vitamina B6 (piridoxina) que colabora com a melhora da disposição; Vitamina C, antioxidante que ajuda na eliminação dos radicais livres formados no organismo, além de fortalecer o sistema imunológico que também é prejudicado pelo excesso de bebida alcoólica; Chá verde, rico em antioxidantes; Carqueja e a Silimarina que auxiliam o fígado a eliminar as toxinas e contribui para a melhora de indisposições causadas por má digestão e mal-estar.

PS: Não, não estou ganhando nada para falar desse produto, longe disso... Inclusive compro meus próprios shots com muito gosto! Achei muito interessante compartilhar simplesmente pela praticidade. Mas vale lembrar que isso não é a salvação e uma alimentação adequada e o consumo de água são indispensáveis.