Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Leite e a Lactose




LACTOSE: É o açúcar, ou seja, um carboidrato, presente no leite, formado pela união de uma molécula de glicose com uma molécula de galactose.


INTOLERÂNCIA Á LACTOSE

Nada mais é do que a inabilidade do organismo em digerir a lactose, quebrar a lactose em moléculas menores (glicose e galactose) para que o organismo seja capaz de absorvê-las. E para que seja digerida, a lactose precisa da ação de uma enzima do intestino delgado, chamada lactase. E por favor, não confunda intolerância á lactose com alergia ao leite!!! Alergia ao leite esta relacionada às proteínas encontradas no leite e não á lactose, OK?

A má-digestão da lactose é causada principalmente pela deficiência da enzima lactase e atinge cerca de 70% da população mundial. Essa deficiência provoca uma digestão incompleta da lactose, que por não conseguir ser absorvida, fica no intestino delgado e quando chega ao intestino grosso é fermentada por ação das bactérias da flora intestinal, aumentando a formação de gases, provocando inchaço e cólicas. Muitas vezes pode provocar diarreias. Essa deficiência pode ser congênita, ou adquirida, naturalmente por uma diminuição da produção da enzima após o desmame ou secundaria a infecções ou inflamações intestinais, AIDS ou desnutrição, sendo, neste último caso, na maioria das vezes, temporária. Muitos sugerem que essa intolerância a lactose pode ocorrer pela permanência do leite na dieta do individuo, mas ainda NÃO EXISTE evidência científica comprovando isso!

O diagnóstico deste distúrbio normalmente é feito com base no histórico alimentar do indivíduo. Podem ainda ser realizados desde testes que avaliam a tolerância à lactose verificando-se os sintomas 2 a 3 horas após a ingestão de 25g a 50g de lactose (exame meio desagradável); exames que avaliam o nível de hidrogênio no hálito ou o nível sérico de glicose após a ingestão de doses padrão de lactose ou também com uma biópsia do intestino delgado.


TRATAMENTO

O tratamento consiste inicialmente, na retirada temporária de leite e produtos lácteos da dieta para se obter remissão dos sintomas. Não esquecendo também que tanto o leite como qualquer produto lácteo podem estar presente no meio de inúmeras preparações.

A exclusão total e definitiva da lactose da dieta deve ser evitada, pois pode acarretar prejuízo nutricional de cálcio, fósforo e vitaminas, podendo estar associada com diminuição da densidade mineral óssea e fraturas. Além disto, estudos mostram que a maioria das pessoas intolerantes à lactose pode ingerir 12g/dia de lactose sem apresentar sintomas. Portanto, após exclusão inicial de lactose, geralmente é recomendada a sua reintrodução gradual de acordo com o limiar sintomático de cada indivíduo, como sempre gosto de clicar nessa tecla: "Não existe uma regra que seja valida para todo mundo, somos diferentes e nem sempre o que funciona para um vai funcionar para o outro". 

Durante a fase de reintrodução da lactose, algumas medidas não farmacológicas podem auxiliar na elevação deste limiar e contribuir para adaptação à lactose, como por exemplo, a sua ingestão junto com outros alimentos, o seu fracionamento ao longo do dia e o consumo de produtos lácteos fermentados e maturados. Caso estas medidas não funcionem para reduzir os sintomas de intolerância à lactose, existe a possibilidade da reposição da lactase por meio da suplementação.

OBS: Sim, existem outros alimentos fonte de cálcio na face da terra, mas devo dizer que na prática, é muito difícil manter um consumo diário de 800mg, 1000mg, 1200mg de cálcio sem suplementação quando excluímos leite e produtos lácteos da dieta.


O QUE FAZER?

Antes de tudo é importante saber qual o seu limite. O teor de lactose varia bastante entre os produtos lácteos e algumas pessoas toleram  bem os iogurtes e principalmente os queijos. Veja a tabela com o teor de lactose de alguns alimentos, pode ser um saco, mas é importante que você saiba esses valores:

Alimento
Porção
Quantidade de Lactose*
Leite
1 xícara das de chá (200ml)
10g
Queijos
1 fatia de 20g ou 1 Colher (sopa) rasa
0,2 a 1,5g
Sorvete
1 bola pequena (50g)
2,5g
Leite condensado
1 unidade comercial pequena (100ml)
2,5g
*quantidade média aproximada

Segundo passo: Como algumas pessoas toleram bem os iogurtes e os queijos, pelo seu menor teor de lactose, gosto de focar o problema no LEITE. O que fazer para substituir o leite? Veja algumas opções:
  • Leite com teor reduzido de lactose (geralmente 90% menos). Paladar é algo muito individual, mas pra mim, o sabor é o mesmo. 
  • Suco extraído da soja ("leite de soja"): SE acrescido de cálcio pode ser uma opção para substituir o leite. O sabor é completamente diferente, há quem goste, há quem odeie. Se industrializado, dificilmente você terá sucesso com ele nas preparações salgadas #ficadica
  • Suco extraído do arroz ou aveia: Encontrado no mercado acrescido de cálcio. Pode ser utilizado tanto em preparações doces, como em preparações salgadas. Mas cuidado você que tem Diabetes!!! O suco de arroz ou da aveia é rico em carboidratos (açúcares) e pobre em proteínas.
  • Suco extraído da amêndoa: Você pode comprar o industrializado, como também sugiro uma receita no final desse post!
"Substitui o leite de vaca pelo suco da soja (hoje, Thank God, acrescido de cálcio) quando eu tinhas uns 15-16 anos. Não tolero muito bem iogurtes, mas tenho uma boa tolerância á queijos, claro, desde que não abuse da quantidade! E eventualmente tomo leite sim! Eu gosto! Mas quando tomo, tomo 1 xícara e evito qualquer outra fonte de lactose durante o dia! E acho importante comentar, que em inúmeras preparações já substituí o leite de vaca por suco da soja e minha irmã, que odeia o suco de soja, comeu e nem percebeu! Bom, agora que ela vai ler e descobrir, provavelmente vai deixar de gostar... sabe come é, o psicológico e tals!"

Terceiro passo: Pesquise!!! Primeiro - Existem no mercado inúmeros produtos industrializados que são voltados para o publico que deve evitar a lactose. Segundo - busque por receitas, procure por livros de receitas ou busque-as na própria internet

Quarto passo: NÃO SE DESESPERE, RACIOCINE! Muitas preparações apresentam produtos lácteos, mas vamos racionar! Uma receita de bolo, simples que rende pelo menos 10 porções, normalmente, contém aproximadamente 200ml de leite, ou seja, esses 200ml de leite com 10g de lactose vai se dividir entre as 10 poções de bolo, faz a matemática ai... Se você comer uma porção, vai ingerir apenas 1g de lactose! ENTENDEU? Então não se desespere! ;) Mas tome cuidado, de grama em grama você pode acabar ingerindo uma dose maior que a sua tolerância.

Quinto passo: Como já descrito anteriormente, evite comer qualquer fonte de lactose sozinha e evite fracione as fontes de lactose ao longo do dia.

Sexto caso: se mesmo com baixas quantidades diárias de lactose os sintomas persistirem, podemos apelar para suplementação da enzima lactase. Mas antes, busque orientação médica ou de nutricionista (o que nos leva ao sexto e último passo)

Sexto passo: procure orientação de profissional nutricionista. Esse é o profissional com competência para orienta-lo. Você irão juntos identificar o seu limite e a partir dai, você será orientado sobre como trabalhar com isso! Principalmente para adequar a sua dieta sem deixar de suprir as suas necessidades de cálcio.

Suco de amêndoas
Ingredientes: 
- 1 e 1/2 xícara das de chá de amêndoas
- 4 xícaras de água mineral
- 1/4 de colher das de chá de sal acentuar o sabor 
- Se quiser, pode acrescentar canela ou baunilha
Modo de preparo: Deixar as amêndoas de molho por 12 horas trocando á água duas vezes. Bata as amêndoas que ficaram de molho com as 4 xícaras das de chá de água mineral e o sal no liquidificador. Passe este liquido numa peneira. A papa de amêndoas que sobrou, adicione mais uma xícara de água mineral e volte ao liquidificador batendo novamente. Passe esta nova papa pela peneira. Pegue todo o leite que foi peneirado e passe por um coador de pano limpo ou por um pano de algodão limpo espremendo bem.