Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alimentos Afrodisíacos


Aproveitando o mês do popular Valentine's Day (Dia dos Namorados), meu bom estado de espírito e um ano de Blog, porque não falar dos alimentos afrodisíacos?


ALIMENTOS AFRODISÍACOS

Alimentos afrodisíacos são aqueles que se destacam por estimular o apetite sexual. 


Verificando a literatura não encontrei nenhuma evidência científica que comprove a eficácia de qualquer alimento em estimular o apetite sexual! Fiquei chateada, mas, mesmo assim, decidi não desistir do tema. Alguns alimentos tem o poder de estimular a circulação e outros de promover sensação de bem-estar e podendo portanto despertar o desejo. Veja:



Alimentos ricos em Triptofano
Como já vimos em post anterior neste blog, o Triptofano é um aminoácido essencial que junto com a Vitamina B3 (Niacina), Vitamina B6 (Piridoxina) e o Magnésio, é usado pelo cérebro para produção do neurotransmissor serotonina, grande responsável pela sensação de bem-estar.
São alimentos ricos em triptofano: lácteos, ovos, carnes magras e peixes, noz, castanha e banana.



Alimentos ricos em Vitaminas do complexo B
Vitaminas B3 (Niacina) e B6 (Piridoxina) participam junto do aminoácido triptofano e do mineral magnésio da produção do neurotransmissor serotonina, que como citado acima,  é responsável pela sensação de bem-estar. Além disso a Vitamina B3 é considerada vasodilatadora, ou seja, tem importante papel na  circulação sanguínea.
Além disso, alimentos ricos em vitaminas B5 e B6 que contribuem com a manutenção do equilíbrio hormonal.
São alimentos ricos em Vitaminas do complexo B: carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados.



Alimentos ricos em Magnésio
O Magnésio, junto do aminoácido triptofano e das vitaminas B3 (Niacina) e B6 (Piridoxina) participa da produção do neurotransmissor serotonina.
São alimentos ricos em Magnésio: farelo de trigo e cereais integrais em geral, carnes, leite, vegetais, chocolate.



Alimentos ricos em Vitamina C
A Vitamina C fortalece as paredes dos vasos sanguíneos permitindo um bom fluxo de sangue para todo corpo.
São alimentos ricos em Vitamina C: Frutas cítricas (acerola, limão, laranja, abacaxi, morango, maracujá) e Verduras. Mas atenção, por ser solúvel em água, boa parte da Vitamina C é perdida no cozimento, então... Verduras CRUAS.



 Alimentos ricos em Zinco
O Zinco aumenta a produção de espermas e testosterona aumentando a libido. 
São alimentos ricos em Zinco: OSTRAS, carnes e fígado, ovos, leite e soja. 



Chocolate
Chocolate além de aumentar os níveis do neurotransmissor serotonina, que já vimos ser um grande responsável pela sensação de bem-estar, é rico em cafeína, conhecido estimulante, que terá importante papel no seu estado de alerta... Você vai querer ficar acordado, não? RS.



Pimenta
Consideradas afrodisíacas por aumentarem a frequência cardíaca e sudorese, reações similares às reações físicas experimentadas durante o ato sexual!



Então quais são as dicas

  • Mantenha uma dieta equilibrada, pobre em açúcares, gordura saturada, gordura trans e sódio (ver post). Se o objetivo é melhorar a circulação queremos passar longe daqueles alimentos que podem obstruir nossos vasos sanguíneos ou comprometer de alguma forma a nossa circulação!
  • Não exclua os carboidratos da dieta, apenas não abuse da quantidade e POR FAVOR, prefira os integrais. Aproveite e acrescente 1 colher (sopa) de farelo de trigo na sua rotina alimentar.
  • Inclua leite e derivados na sua dieta de preferência com baixo teor de gordura.
  • Inclua carnes magras, aves, peixes e ovos na sua dieta.
  • Consuma pelo menos 1 fruta cítrica ao dia.
  • Coma uma banana diariamente. 
  • Invista no consumo diário de uma porção de 30g de chocolate amargo por dia.
  • Invista na pimenta nas suas preparações. 

> Reforçando... nenhuma evidência científica comprovou até hoje a propriedade de um alimento em estimular o apetite sexual... mas acho que vale qualquer tentativa, não?! Invista também nas diferentes cores, sabores, texturas dos alimentos. E não esqueça que o ambiente também é um grande estimulante, meia-luz, luz de velas e uma boa musica são sempre bem vindos!