Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Saúde cardiovascular e Fitoesteróis


O que são Fitoesteróis? 

Os fitoesteróis ou esteróis vegetais constituem um grupo de compostos naturalmente presente em leguminosas, sementes, frutas, hortaliças e cereais. Como o colesterol nos animais, os fitoesteróis são um componente essencial das membranas celulares, responsável por manter sua estrutura e função.

Estudos científicos mostram que os fitoesteróis apresentam uma estrutura muito semelhante a do colesterol, mas que possui um diferencial que diminui drasticamente sua absorção pelo organismo, quando comparado ao colesterol.


Como eles agem?
 
Para ser absorvido, o colesterol precisa ser incorporado a uma estrutura formada pelos sais biliares chamada micela, pois é dessa forma que serão transportados até a mucosa do intestino para serem absorvidos. E é ai que entra a ação dos fitoesteróis... por possuírem uma maior afinidade pela micela, acaba interferindo na solubilização e incorporação do colesterol dentro dela, diminuindo sua absorção. De maneira curta e grossa, é assim que funciona, mas, de qualquer forma, segue abaixo um vídeo bonitinho com uma explicação mais detalhada de como agem os fitoesteróis:



Qual a recomendação?

A ingestão recomendada de fitoesteróis para conseguir o efeito de redução do colesterol ruim (LDL) é de 1 a 3g por dia. As pesquisas mostram que conforme a ingestão de fitoesteróis aumenta, a diminuição nos níveis de colesterol também aumenta, variando de 11 a 15%, porém com doses diárias acima de 3g os fitoesteróis não apresentam efeitos adicionais.

Estudos mostram que a ingestão  media diária de fitoesteróis em diversos países ao redor do mundo varia entre 276mg e 406mg. Em São Paulo a média de ingestão diária foi de aproximadamente 100mg, muito inferior ao recomendado em todos os casos. Estudos  também apontam que mesmo em dietas vegetarianas, essa ingestão foi abaixo do recomendado, não passou de 600mg. E por que isso acontece?  Porque a concentração de fitoesteróis nesses alimentos é muito baixa. 
Para atingir a recomendação seria necessária uma quantidade muito grande de alimentos, como por exemplo: 340 tomates, 168 cenouras, 120 maçãs, 66 laranjas, 56 fatias de pão integral ou 9 xícaras de nozes.

Sendo assim os fitoesteróis começaram a ser adicionados a produtos industrializados como creme vegetal, composto lácteo e iogurte. 
  • Creme vegetal: 1,6g de fitoesteróis em 2 colheres (sopa)
  • Iogurte parcialmente desnatado: 1,1g de fitoesteróis em porção de 75g
  • Composto lácteo (leite em pó): 1,2g de fitoesteróis  em 2 porções de 200ml cada 
Fico em dúvida em relação ao uso do creme vegetal por se tratar de uma gordura interesterificada, e já coloquei  aqui nesse blog a minha opinião a respeito desse assunto. 
(Aliás, se você ainda não percebeu, se você clicar em "minha opinião" ali em cima, você vai encontrar ela)


OBS: E só para terminar... simplesmente pela falta de estudos sobre o assunto, não é recomendado o uso de alimentos acrescentados de fitoesteróis por crianças, gestantes e nutrizes.