Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

terça-feira, 16 de julho de 2013

Café: Amigo ou Vilão


O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. Normalmente servido quente, mas também pode ser consumido gelado. Considerada bebida estimulante pela alta concentração de cafeína (80 a 140 mg para cada xícara grande, 200 ml). 


OS BENEFÍCIOS

1) Combate a depressão
Estudo mostrou que pessoas que consumiam 4 ou mais xícaras de café ao dia tinham 10% menos chances de desenvolverem depressão, quando comparados com aqueles que não tomavam nem uma xícara de café ao dia. Alguns outros estudos sugerem que o consumo de 2 ou 3 xícaras de café ao dia já são suficiente. E, curiosamente, esse mesmo benefício não foi verificado com outras bebidas ricas em cafeína, sugerindo que o maior responsável por esse benefício seja o seu alto teor de antioxidantes. "Confesso que meus dias são melhores quando incluem o cafezinho, e alias, não sei se é mania ou loucura, provavelmente loucura, sei lá, mas prefiro que não falem comigo pela manhã antes de eu tomar o meu primeiro café..."

2) Amigo do fígado
Vários estudos sugerem que a cafeína diminui o risco de desenvolver algumas doenças do fígado, incluindo câncer. Um importante estudo demonstrou que pessoas com consumo elevado de bebidas alcoólicas, que consumiam uma xícara de café por dia, tinham 20% menos chances de desenvolver cirrose. E mais uma vez, esses benefícios não foram verificados com outras bebidas ricas em cafeína.

3) Protege o coração
Além de estudos recentes não mostrarem nenhuma relação ao consumo de café com a doença arterial coronariana, um estudo publicado pela revista da American Heart Association verificou que pessoas que consomem 2 xícaras de café ao dia têm 11% menos chances de desenvolver insuficiência cardíaca (quadro caracterizado pela incapacidade do coração efetuar as suas funções de forma adequada como consequência de outras enfermidades, do próprio coração ou de outros órgãos).

4) Diminui o risco de desenvolver Diabetes Tipo II
Estudo mostrou que o consumo regular de 3 a 4 xícaras de café ao dia, diminui em 25% o risco de desenvolver Diabetes Tipo II. A diminuição do risco foi verificada tanto com café comum como com o café descafeinado, estando mais uma vez, provavelmente relacionada a sua alta concentração de antioxidantes.

5) Previne câncer de pele
Estudo mostrou que o café,  e neste caso bebidas ricas em cafeína também, pode diminuir o risco de desenvolver certo tipo de câncer de pele. O estudo verificou que quem consumia até 3 xícaras de café por dia teve o risco de desenvolver câncer de pele diminuído em até 20% quando comparados com quem não bebia café!

6) Previne câncer de próstata
Estudo liderado pela Harvard School of Public Health (HSPH), verificou que homens que consomem 6 ou mais xícaras de café por dia têm 20% menos chances de desenvolver qualquer tipo de câncer de próstata. Essa associação foi ainda mais forte com um tipo letal de câncer de próstata, verificando diminuição de até 60% do risco. A redução do risco aconteceu tanto com café comum como com descafeinado, ou seja, parece não ter relação com a cafeína.

7) Previne câncer de endométrio
Estudo também liderado pela Harvard School of Public Health (HSPH), verificou que mulheres que tomavam 4 ou mais xícaras de café por dia diminuíram em 25% o risco de desenvolver câncer de endométrio. Mulheres que bebiam menos café ou chá, não tiveram esse mesmo benefício.

8) Diminui o risco de desenvolver Alzheimer e Parkinson
Muitos estudos sugerem que o consumo regular de café pode diminuir em 60% o risco de desenvolver Alzheimer e em 32 a 60% o risco de desenvolver Parkinson.

9) Melhora o desempenho do atleta
Estudos mostram que o consumo de café aumenta a concentração de ácidos graxos circulantes na corrente sanguínea, excelente fonte de energia, permitindo melhor desempenho nos exercícios de longa duração. E neste caso, o culpado é a cafeína. Pesquisadores da Universidade de Coventry na Inglaterra sugerem um consumo de 6mg de cafeína para cada 2,2kg de peso corporal para melhorar o desempenho. Ou seja, para um individuo de aproximadamente 70kg, aproximadamente uma xícara de café.

10)  Contribui com a perda de peso
Por ser um alimento rico em cafeína, contribui para perda de peso inibindo o apetite e aumentando a termogênese. Induz o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado, aumentando consideravelmente a temperatura corporal no momento da digestão e consequentemente fazendo com que organismo gaste mais energia.


ATENÇÃO

Mas o café nem sempre foi aclamado como um grande aliado da boa saúde e pode ser contra-indicado para algumas pessoas. Evite o café se você tem dores de cabeça frequentes, insônia, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, arritmias ou incontinência urinária. Também contra-indicado para os casos de osteopenia e osteoporose, já que o  café diminui a absorção do cálcio e aconselho a evitar o café junto do almoço e do jantar pelo fato de diminuir a absorção de ferro e vitamina C.

Em relação ao consumo de café por gestantes e nutrizes, as opiniões se dividem.  A grande preocupação envolve a diminuição da absorção de alguns nutrientes e o risco de aborto devido ao excesso de cafeína.  Segundo estudos, o excesso de cafeína aumentaria o risco de aborto, quando comprado com mulheres que não consumiam café ou consumiam no máximo 200mg de cafeína ao dia, ou seja, aproximadamente 2 xícaras de café. Portanto, para gestantes sugiro o consumo do café descafeinado ou consumo moderado para o caso do café comum.

Apesar das evidências mostrarem muitos benefícios com o consumo regular do café ainda são necessários mais estudos para comprovar esses fatos.  Para qualquer coisa virar uma recomendação dietética é preciso ter muita certeza!  Acho que a palavra aqui é moderação!

E atenção, se você não tem o costume de tomar café e quer começar, vá devagar. A mudança repentina no consumo de café pode ter consequências desagradáveis, como insônia, dores de cabeça e até aumento do risco de infarto do miocárdio e AVC. O mesmo vale para aqueles que querem diminuir o consumo de café, a abstinência pode causar cefaléia, ansiedade e irritabilidade.