Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Alimentos anti-acne

Ando com um bloqueio na criatividade fenomenal! Acho que por isso não tenho postado com muita frequência. Não quero deixar aqui algo que não me agrade e que se torne uma leitura chata e cansativa. Mas as coisas estão melhorando e a inspiração voltando. E graças a mais um dos sensacionais vídeos do Porta dos Fundos, veio a inspiração! Acredito que o próprio vídeo já demonstra o quanto o tema de hoje é desagradável, então, assiste ai:


Acne é o nome dado ao processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não chamamos uma única espinha de acne, mas sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência. O maior responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele. A maioria dos casos de acne se resolve espontaneamente, mas sempre há exceções. (Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica)

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro. A limpeza de pele também tem ação importante no tratamento da acne, que deve ser orientado por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso.

Bom, então se você quer uma pele bonita, lisinha, sem espinhas e também não esta afim de expelir um Fábio Porchat pelo banheiro, fique atento as dicas! 
PS: Não aperte, esprema, cutuque, manipule ou acaricie as espinhas!!!


Alimentação anti-acne: O que evitar!

Apesar da crença popular de que alimentos gordurosos causem acne, as pesquisas realizadas até hoje não confirmam isso, mas, se o você notar que certos alimentos gordurosos pioram as crises, evite esses alimentos. 

Por outro lado, e aposto que você não imaginava isso, estudos recentes têm sugerido que dietas ricas em açúcar refinado podem estar relacionadas à acne. A suspeita gira em torno do aumento da concentração de glicose (açúcar) no sangue e conseguente aumento da produção de insulina e outros hormônios que podem estimular a produção de óleo e inflamar a pele. Sendo assim, evite os açúcares e doces e cereais/grãos e derivados refinados, prefira os integrais.


Alimentos anti-acne 


Agua 
Beba água! A água é o meio que nosso corpo utiliza para eliminar as toxinas que podem contribuir com o processo inflamatório e também contribui com a hidratação e firmeza da pele.


Alimentos fonte de Vitamina A
Essa vitamina ajuda a pele diminuindo a produção de sebo das glândulas sebáceas, tornando a pele menos oleosa e inibindo a formação da acne. Além disso é um importante antioxidante. 
São fontes de vitamina A: vegetais de cor amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, mamão, manga e a batata doce), vegetais verde-escuros (espinafre, couve, brócolis), ovos.

 

Alimentos fonte de Vitamina C
Potente antioxidante, possui ação antiinflamatória e ajuda no processo de cicatrização.
São alimentos fonte de Vitamina C: frutas cítricas (acerola, limão, laranja, abacaxi, morango, maracujá) e verduras. Mas atenção, por ser solúvel em água, boa parte da Vitamina C é perdida no cozimento, então... CRUS. 

Alimentos fonte de Vitamina E 
Também possui ação antioxidante além de atuar na regulação hormonal podendo prevenir a acne. 
São alimentos ricos em Vitamina E: óleos vegetais, vegetais verde-escuros, abacate, germe de trigo e sementes oleaginosas.


Alimentos fonte de Ômega 3
Nutriente que ajuda a melhorar a circulação além de possuir propriedade antiinflamatória. 
São alimentos ricos em ômega-3: Peixes e frutos do mar e algumas sementes.


Então quais as dicas

  • Beba água!
  • Se você notar que alimentos gordurosos pioram sua acne, evite!
  • Evite alimentos com alta carga glicêmica (açúcares e doces, cereais e grãos refinados). Prefira cereais/grãos e derivados integrais.
  • Consuma diariamente 1 fruta cítrica. 
  • Consuma diariamente uma porção de sementes oleaginosas (2 unidades grandes ou 6 pequenas)
  • Consuma diariamente 1 colher (sopa) de Gérmen de trigo (você pode colocar no suco, na fruta, na salada ou onde preferir)
  • Consuma diariamente dois pratos (sobremesa) de verduras e legumes de cores variadas (garantindo sempre a cores amarelo-alaranjado e verde-escuro).
  • Inclua peixes fonte de ômega 3 em sua dieta, pelo menos 3 vezes na semana. Salmão e a popular sardinha são boas fontes.
  • Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada ou chia (você pode colocar no suco, na fruta, na salada ou onde preferir)






quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Alimentos anti-envelhecimento


Tendo em vista minha recente crise pós aniversário de 30 anos resolvi falar sobre o tema! Fazer 30 anos pesa... amigos começam a chamar você de "balzaquia", fica evidente a maior dificuldade para manter o peso, uma menor disposição para as atividades do dia-a-dia e é claro, a presença das indesejáveis rugas de expressão! Recentemente postei uma foto meiga no instagram e no dia seguinte, quando fui olhar a bendita foto, na luz do dia, com os óculos, gritei... eram pés de galinha! "MAYDAY"! Sempre falaram que pareço uma adolescente e que não pareço ter a idade que tenho, então nunca dei muita atenção a esse detalhe! Mas como é regra, lógico que eu não seria exceção e cedo ou tarde teria que me deparar com esse problema!
Pois bem... fui atrás de cremes anti-idade (MELDELZ como é caro), pesquisei sobre técnicas de maquiagem para esconder rugas de expressão (agradecimentos a incrível Julia Petit, porque eu estava fazendo tudo errado) e até botox. Mas como nutricionista, uma coisa eu sei, alimentação é peça chave nesse quesito! 


Quando falamos de alimentação antienvelhecimento é impossível não falar de RADICAIS LIVRES X ANTIOXIDANTES! Então entenda:


Radicais livres x Antioxidantes
O organismo humano está continuamente exposto à formação de  radicais livres.  Todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio, entretanto, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) faz com que se formem moléculas de radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis que apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva que estejam próximas. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo podendo ocasionar danos que vão desde o envelhecimento até desenvolvimento de doenças frequentemente associadas ao envelhecimento, como câncer, aterosclerose, diabetes, artrite reumatoide, catarata, Parkinson e Alzheimer.

Os radicais livres passam a ter um efeito prejudicial ao nosso organismo quando ocorre um aumento excessivo na sua produção devido a processos fisiológicos ou também fatores ambientais (poluição, raios x, radiação ultravioleta, fumo, álcool, má alimentação e estresse) ou diminuição de agentes antioxidantes. Em qualquer uma dessas situações começa a predominar um excesso de radicais livres no organismo, o que é denominado stress oxidativo.

Qual a resposta para isso? Antioxidantes! Graças à sua capacidade de neutralizar radicais livres, através da doação de um de seus elétrons, os antioxidantes têm papel importante na prevenção de danos celulares. 

Só para ficar mais interessante, segue abaixo um vídeo que ilustra de maneira bem simples tudo que expliquei acima:


Tendo entendido o processo, vamos ao que interessa!!! Quais são os principais antioxidantes e em quais alimentos podemos encontra-los!


Vitamina C
São alimentos fonte de Vitamina C: frutas cítricas (acerola, limão, laranja, abacaxi, morango, maracujá) e verduras. Mas atenção, por ser solúvel em água, boa parte da Vitamina C é perdida no cozimento, então... CRUS. 

Vitamina E
São alimentos ricos em Vitamina E: óleos vegetais, vegetais verde-escuros, abacate, germe de trigo e sementes oleaginosas.

Betacaroteno
As principais fontes de betacaroteno são vegetais de cor amarelo-alaranjados: cenoura, abóbora, mamão, manga e a batata doce.

Licopeno
Encontrado em um número limitado de alimentos de cor vermelha, como tomates e seus produtos, goiaba, melancia, mamão e pitanga.

Selênio
As principais fontes de selênio são: castanhas-do-pará, frutos do mar, aves e carnes vermelhas, grãos de aveia e arroz integral.

Flavonoides
Está presente em quase todos os vegetais. Principalmente nas cascas de frutas cítricas, as famosas "berries" (blueberries, blackerries, cramberries, raspberries), chocolate com alto teor de cacau (70%).

Resveratrol
Antioxidante natural encontrado naturalmente na pele das uvas, vinhos tintos, amendoins e até em romãs.  

Então quais são as dicas


  • Consuma diariamente 1 fruta cítrica.
  • Consuma diariamente 1 xícara (chá) de berries (principalmente as mais escuras).
  • Consuma diariamente 2 unidades de castanha-do-pará ou duas unidades de nozes (alterne).
  • Consuma diariamente dois pratos (sobremesa) de verduras e legumes de cores variadas (garantindo sempre a cores vermelho, amarelo-alaranjado e verde-escuro).
  • Tempere sua salada diariamente com azeite de oliva extra virgem, com baixa acidez é claro, ou substitua esse azeite por abacate temperado (tempere com tomate, cebola, alho e pimenta).
  • Prefira os grão integrais.
  • Prefira o chocolate amargo.
  • Se já for maior de idade (e se não for acho que não estará lendo este post: "Dieta antienvelhecimento") consuma diariamente 1 taça de vinho tinto. E lembre-se, se beber não dirija.
  • No caso dos mais novos, ou quem prefere evitar as bebidas alcoólicas, prefira o suco da uva.
  • Beba água! A água é o meio que nosso corpo utiliza para eliminar as toxinas e contribui com a hidratação e firmeza da pele.