Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

TOP 10 ALIMENTOS: Azeite de oliva extra virgem



Azeite nada mais é do que o óleo produzido a partir da azeitona, fruto de uma árvore chamada oliveira. O azeite pode ser classificado de acordo com o processo de extração e acidez. Azeite de Oliva Extra Virgem (obtido processo de prensagem mecânica das azeitonas garantindo uma acidez de até 1%) Azeite de Oliva Virgem (também obtido por prensagem mecânica das azeitonas garantindo uma acidez de 1,5%) Azeite de Oliva Refinado (obtido pela refinação do azeite virgem podendo ter 3% de acidez) Azeite de Oliva (mistura de azeite de oliva refinado com o virgem com uma acidez de 2%) E qual os seus benefícios? O azeite de oliva é o principal representante das gorduras monoinsaturadas (quanto menor a acidez mais ele tem), gordura essa que ajuda a manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais aumentando a taxa de secreção biliar, estimulando a digestão e a absorção das gorduras e das vitaminas A, D, E, K (quanto mais bílis é secretada, maior é a diminuição do colesterol sérico). E além disso também aumenta os níveis de HDL (colesterol bom). Outra vantagem seria facilitar a digestão. O azeite tem boa digestibilidade, e por isso não dá a sensação de “empachamento”, além de ser um lubrificante nos intestinos, facilitando o seu funcionamento. Como usar? O azeite pode ser utilizado cru, como tempero de preparações frias ou como base de refogados rápidos. Para a fritura, deve-se manter o controle de tempo e temperatura pois se a temperatura não pode atingir 180ºC, para não ocorrer modificação química do mesmo, preservando-se, assim, suas qualidades nutricionais. ATENÇÃO! Como qualquer outra gordura, seu consumo deve ser moderado já que possui um alto teor calórico.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TOP 10 ALIMENTOS: Linhaça




A linhaça é a semente do linho, uma planta de flores azuis pertencente à família das Lináceas, original do Canadá. Possui alta concentração de proteínas, vitaminas e minerais, principalmente vitamina E, poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Fonte de gorduras poliinsaturadas ômega-3 e ômega- 6, ácido graxos poliinsaturados que previnem doenças cardiovasculares, diminuindo os níveis do colesterol ruim (LDL). Fonte de fibras, portanto benéfica para o funcionamento do intestino, além de promover sensação de saciedade, dando aquela ajudinha para quem quer emagrecer. Além de ser bom para diminuição do colesterol e glicemia, prevenindo e tratando doenças cardiovasculares e diabetes. Contem um fitonutriente chamado Lignanas, composto similar ao estrogênio, que tem propriedades anticancerígenas, principalmente para câncer de mama e cólon. Linhaça dourada ou linhaça marrom? Do ponto de vista nutricional, elas são semelhantes e possuem poucas diferenças na quantidade dos nutrientes. A linhaça dourada é proveniente de climas frios e são cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, é cultivada em regiões de clima quente e úmido (o que muitas vezes exige o uso de agrotóxicos) e ela também possui uma casca mais resistente. Para se aproveitar os benefícios da semente de linhaça, o ideal é que ela seja triturada no liquidificador e consumida, pois a casca é resistente e de difícil digestão. E é importante evitar que a linhaça triturada não fique muito tempo exposta a luz, alteração de temperatura ou umidade, pois a gordura presente nela pode se oxidar e perder suas propriedades.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TOP 10 ALIMENTOS: Chia





Chia que na língua maia significa força, é uma semente rica em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio. É fonte de: Fibras: benéfica para o funcionamento do intestino, além de promover sensação de saciedade. Bom para diminuição do colesterol e glicemia, prevenindo e tratando doenças cardiovasculares e diabetes. Proteínas (apresentando todos os aminoácidos essenciais, aminoácidos que nosso organismo não consegue produzir, ou seja, precisam ser garantidos pela alimentação). Gorduras poliinsaturadas ômega 3 e ômega 6: Gorduras essas que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL). E um dos principais benefícios e um importante diferencial da chia é que, além de ser fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6, ela apresenta o balanço adequado entre esses dois ácidos graxos essenciais. Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 para desempenhar seu papel de maneira adequada devem respeitar uma proporção adequada entre eles. O equilíbrio entre ômegas 3 e 6 promove regulação da resposta inflamatória, imunidade e atividade cerebral. As sementes de chia estão, portanto, entre os alimentos capazes de colaborar para melhora da adequação do consumo de gorduras de boa qualidade. Essas sementes podem ser incluídas na dieta de diversas maneiras: salpicadas em saladas, no arroz-feijão, adicionadas a mix de sementes e cereais, iogurte, frutas, sucos e ainda podem entrar nas composições de pães, bolos, tortas.