Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Orgânicos


O QUE SÃO?

São alimentos produzidos com técnicas agrícolas que não utilizam adubos químicos, agrotóxicos ou outras substâncias sintéticas, preservando assim o meio ambiente e valorizando as espécies de plantas e animais da natureza. Verduras, legumes, frutas, castanhas, pães, café, e inúmeros produtos, inclusive industrializados, só podem ser realmente orgânicos se cumprirem esta regras. No caso de produtos de origem animal, são considerados orgânicos aqueles que desde o nascimento receberam rações livres de agrotóxicos e adubos químicos e não tomaram qualquer tipo de antibióticos ou hormônios de crescimento. 

Para um produto poder ser chamado de "Produto Orgânico", este deve ter apenas 5% dos seus ingredientes não-orgânicos e o nome destes devem estar no rótulo.

Produtos que contenham uma porcentagem maior de produtos não-orgânicos só podem ser chamados de "Produtos com Ingredientes Orgânicos" e a parte orgânica deve corresponder no mínimo a 70% do produto.


COMO SEI SE UM PRODUTO É ORGÂNICO?

Com entrada da Lei dos Orgânicos (Lei 10831/03) o processo de certificação, agora chamado de mecanismos de avaliação da qualidade orgânica, foi todo normatizado e foi estabelecido o uso de um selo único, padrão para todo território nacional, que apresenta ao consumidor o produto orgânico. Ai está ele:


Produtos comprados diretamente de agricultores, feiras ou pequenos mercados são vendidos sem o selo, mas também podem ser chamados Orgânicos. Para sua garantia, os agricultores devem estar vinculados a uma Organização de Controle Social (OCS) cadastrada nos órgãos do governo. Essa organização pode ser uma associação, cooperativa ou consorcio de agricultores capaz de zelar pelo cumprimento dos regulamentos da produção orgânica.


BENEFÍCIOS DOS PRODUTOS ORGÂNICOS?

  • Não agridem o ambiente 
  • Livre de agrotóxicos, adubos químicos, hormônios, antibióticos e outros produtos químicos nocivos a nossa saúde. 
    • Sabemos que o uso desses produtos  químicos podem causar diversos tipos de intoxicações com consequências que podem variar de dor de cabeça, dor de estômago e sonolência, até paralisia ou doenças como câncer, que podem aparecer a longo prazo, anos após a exposição.
    • Importante salientar também, que em recente pesquisa, a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) verificou que alguns produtos no mercado apresentam quantidade de agrotóxico acima do recomendado ou uso de substâncias não aprovadas. Vai arriscar?
  • Em relação ao valor nutricional os estudos ainda são pouco conclusivos. Alguns mostram superioridade dos orgânicos, outros mostram que não existe diferença. Mas é importante ressaltar que nenhum estudo ainda provou a superioridade dos produtos não-orgânicos.

Portanto, apesar dos estudos não serem conclusivos a respeito do maior valor nutricional, dos produtos orgânicos, essa escolha é SIM a mais segura!