Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Chocolate pode?

Nos últimos meses, e principalmente nas últimas semanas devido à chegada da páscoa, os meios de comunicação tem incentivado, e muito, o consumo de chocolate devido as suas propriedades benéficas. Estudos têm mostrado melhora das habilidades cognitivas com o consumo diário desse alimento; diminuição da incidência de doenças cardiovasculares, por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiaterogênicas (diminuindo a formação das placas de gordura que entopem as artérias); e aumento da vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos) e diminuição da pressão arterial. E tudo isso é verdade! Mas antes de sair pulando, dançando e rodando, festejando e se entupindo de chocolate como se não houvesse amanhã, você precisa entender algumas coisas...

Um estudo analisou durante oito anos o conteúdo de antioxidantes de mais de três mil tipos de alimentos, que foram coletados em mercados do mundo inteiro. Dentre esses alimentos estavam vários tipos de chocolates. O estudo verificou que os chocolates eram ricos em antioxidantes, porém, o teor antioxidante do chocolate era significante conforme a quantidade de cacau. Ou seja, o grande responsável pelo alto teor de antioxidantes no chocolate é o cacau, alimento rico em antioxidantes fenólicos que pertencem à classe dos flavonóis (mesma classe encontrada na uva e na soja). 
MAS MUITA CALMA NESTA HORA!!! 

1) O cacau não é o único ingrediente do chocolate, ele também contém manteiga de cacau (que é diferente da massa de cacau), leite e açúcar, ou seja, também pode ser rico em gorduras saturadas e carboidratos com alta carga glicêmica (açúcar). Dependendo do tipo e da marca do chocolate, a proporção desses ingredientes pode variar bastante e uma rica fonte de açúcar e gordura saturada são fatores questionáveis para ser recomendado como parte de uma estratégia nutricional no intuito de promover a saúde cardiovascular.

2) Estudos que avaliaram a biodisponibilidade desses antioxidantes (quantidade que chega inalterada na circulação)  verificaram que nos humanos as concentrações são menores do que as concentrações verificadas nos estudos in vitro. A quantidade necessária para obter os efeitos benéficos verificados aparece com a ingestão de 100g de chocolate com pelo menos 70% de cacau (amargo) por dia. 

3) Independente da quantidade de cacau presente no chocolate, os diferentes tipos encontrados no mercado são bastante calóricos, portanto, se você esta precisando eliminar alguns quilinhos deve ir com calma. E não posso esquecer de mencionar que o excesso de peso por si só já é um fator de risco para doenças cardiovasculares. Veja abaixo uma tabela comparando a composição nutricional de tipos diferentes de chocolate (100g) de umas das mais populares marcas existentes:

CHOCOLATE
Amargo
(70% cacau)
Meio amargo (50% cacau)
Ao leite
Branco
Diet
(sem açúcar)
Calorias
544 kcal
508 kcal
536 kcal
560 kcal
466 kcal
Carboidratos
36,7g
56,0g
60,0g
56,0g
53,4g
Proteínas
10,4g
5,6g
4,8g
7,2g
6,7g
Gorduras totais
39,2g
28,4g
30,8g
34,4g
33,4g
Gorduras saturadas
21,6g
15,6g
17,6g
19,6g
20,0g
Fibras
9,2g
6,4g
2,8g
0g
3,3g
Sódio
25,3g
0mg
44mg
104mg
0mg



CONCLUSÃO

O consumo diário de chocolate com pelo menos 70% de cacau  (amargo) tem sim benefícios na diminuição do risco cardiovascular! Agora, se você enfrenta problemas com a balança, sinto muito, mas isso não é valido para você, pois 100g de chocolate amargo é bastante calórico.

Alguns estudos sugerem o consumo de quantidades menores de chocolate amargo ao dia, em torno de 30g. Com essa dosagem os benefícios ainda são questionados, mas você estará consumindo bem menos calorias.

O que seria o mais SAUDÁVEL? O chocolate amargo é claro! Apesar de ser calórico como os outros e apresentar um pouco mais de gordura saturada, contém menos açúcar e é ele que oferece as maiores concentrações de flavonoides! Nos caso dos diabéticos, sempre busque orientação do seu médico ou nutricionista!


>>>Todo mundo pergunta o que EU faria ou o que faço na páscoa. Eu gosto de chocolate ao leite e apenas algumas poucas marcas de chocolates amargos me agradam, então eventualmente eu como sim um chocolate ao leite! Mas estou longe de comer um ovo inteiro! Se for para comer, coma o que te der prazer, coma sem culpa, simplesmente não acabe com seu ovo ou ovos de páscoa no próprio feriado. Coma um pedaço pequeno 15 a 30g, e evite criar o hábito de comer chocolate em todas suas crises existenciais, em todos seus ataques de pânico, em todas suas crises de ansiedade, em todas suas decepções amorosas; e também não coma simplesmente porque ele ta ali, dando sopa, olhando para você. Um ovo de páscoa simples pode durar até 30 dias depois de aberta a embalagem, então pode comer com calma, ele não vai estragar de um dia para o outro! Share!!!

QUE TODOS TENHAM UMA ÓTIMA PÁSCOA!


2 comentários:

  1. Muito legal, Dani,
    Assim pensando já comprei um ovo pequeno para mim!
    Feliz Páscoa! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Dani querida,eu vou é mesmo nos pedacinhos dos netos.
    Beijoca e Uma Boa Páscoa para todos!

    ResponderExcluir