Nada mais desagradável do que aquela gordurinha que se instala nos mais indesejáveis lugares (barriga, coxa, quadril) e não desaparece de forma alguma! Fora isso, não podemos esquecer de mencionar a maldita Celulite ou, de uma forma mais bonita, lipodistrofia ginóide.
GORDURA LOCALIZADA
A gordura localizada é caracterizada pelo acumulo excessivo de gordura em certas regiões bem localizadas, mais frequentemente na região femural (bumbum, coxas e culote) ou também abdominal (próximo ao umbigo e na altura do osso do quadril, o famoso pneuzinho).
A gordura localizada geralmente aparece por herança genética, hábitos alimentares inadequados e o sedentarismo.
CELULITE
Celulite ou lipodistrofia ginóide trata-se de uma inflamação dos tecidos abaixo da epiderme, caracterizada pelo depósito de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dando a pele uma aparência ondulada, principalmente quando a pele é pressionada. "Algo parecido com a casca de uma laranja ou a superfície lunar nos casos mais trágicos".
A celulite acomete principalmente as mulheres por causa do hormônio estrogênio, responsável pelo maior acumulo de gorduras em relação aos homens na região do quadril e coxas e fica mais evidente com o envelhecimento pois a pele fica mais fina e menos elastica tornando ela mais aparente.
Suas principais causas estão relacionados ao estilo de vida: alimentação inadequada e sedentarismo.
Sendo a alimentação inadequada uma das principais causas desses dois males que acometem a população, mantenham uma alimentação equilibrada e saiba também que existem alimentos podem nos ajudar...
Alimentos ricos em gordura monoinsaturada
Estudos confirmam que a gordura monoinsaturada ajuda a reduzir o pico de insulina, hormônio que desencadeia o armazenamento das calorias extras sob a forma de gordura localizada. Além disso ativa a adiponectina, hormônio que induz o corpo a produzir energia a partir dos depósitos de gordura. São ricos em gordura monoinsaturada: Azeite de oliva, Sementes oleaginosas (nozes, castanhas) e Abacate.
Alimentos ricos em ômega-3
Possui propriedade antiinflamatória e por isso pode ajudar no combate a celulite. São alimentos ricos em ômega-3: Peixes e frutos do mar e algumas sementes.
Alimentos ricos em Antocianina
Fitoquímico presente na casca de frutas vermelhas ou roxas, que ajuda a manter a eficiência do sistema circulatório, melhorando a irrigação dos tecidos e ajudando na queima de gordura abdominal. São fontes de antocianina: Framboesa, amora, cereja, morango, jabuticaba, mirtilo, uva roxa.
Alimentos ricos em Silício
Silício é um mineral essencial na produção de colágeno, substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele. São fontes de silício: aveia, cevada, centeio, nabo, salsa, avelã, feijão, banana e alho
Alimentos ricos em Boro
O boro é um mineral que ajuda a manter alinhadas as fibras elásticas e auxiliam na renovação celular. São fontes de boro: vegetais verde escuros, algas, rabanete, rabanete, frutos do mar, pepino e beterraba.
Alimentos ricos em Licopeno
Licopeno é um potente antioxidante, protegendo as paredes dos vasos sanguíneos contra os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células e tecidos além de melhorar a circulação sanguínea e suavizar a celulite. São fonte de licopeno: melancia, tomate (principalmente na forma de molho)
Alimentos ricos em Vitamina E e Vitamina C
Importantes antioxidantes que atuam em conjunto também protegendo as paredes dos vasos sanguíneos contra os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células e tecidos. São alimentos fonte de Vitamina C: frutas cítricas (acerola, limão, laranja, abacaxi, morango, maracujá) e verduras. Mas atenção, por ser solúvel em água, boa parte da Vitamina C é perdida no cozimento, então... CRUS. São alimentos ricos em Vitamina E: óleos vegetais, vegetais verde-escuros, germe de trigo, gema do ovo,
gordura do leite e nozes.
Alimentos Probióticos
Estudos sugerem que um tipo de gordura, o CLA (ácido linoléico conjugado), produzido por alguns lactobacilos é capaz de reduzir o porcentual de gordura.
Raiz Bardana
É uma planta medicinal que aumenta o fluxo do sangue por causa do potássio, o que pode ajudar a prevenir a celulite. Pode ser consumida refogada ou para incrementar receitas como tortas e sopas.
Centela Asiática
Outra planta medicinal. Ajuda a fortalecer o sistema vascular e o tecido conjuntivo (tecido responsável pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo). Além disso tem ação antiinflamatória. Pode ser consumida na forma de chá (infusão).
Então quais são as dicas
- Tempere sua salada diariamente com azeite de oliva extra virgem, com baixa acidez é claro, ou substitua esse azeite por abacate temperado (tempere com tomate, cebola, alho e pimenta)
- Consuma peixes pelo menos 3 vezes na semana
- Consuma diariamente uma xícara de frutas vermelhas e/ou roxas por dia, as famosas "berries"
- Substitua o arroz por cevada e centeio
- Garanta uma porção de verduras verde escuras no almoço e uma no jantar.
- Inclua 1/2 xícara de molho de tomate em alguma das suas receitas
- Consuma pelo menos 1 fruta cítrica ao dia
- Consuma diariamente 2 unidade de nozes
- Garanta que uma das suas porções de leite e derivados seja um iogurte probiótico
- Incremente sua salada com raiz de bardana refogada
- Invista no chá de centela asiática entre as refeições
Essa é a minha neta!!!!
ResponderExcluirDani querida, parabéns pelo belo post!
Beijos mil...e...
BOA VIAGEM!!!!
Oi, Dani!
ResponderExcluirEstou em falta com vc, mas vou equilibrar para conseguir retornar.
Beijos,
Re