Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alimentos anticelulite e antigordurinhas

Nada mais desagradável do que aquela gordurinha que se instala nos mais indesejáveis lugares (barriga, coxa, quadril) e não desaparece de forma alguma! Fora isso, não podemos esquecer de mencionar a maldita Celulite ou, de uma forma mais bonita, lipodistrofia ginóide.

GORDURA LOCALIZADA
A gordura localizada é caracterizada pelo acumulo excessivo de gordura em certas regiões bem localizadas, mais frequentemente na região femural (bumbum, coxas e culote) ou também abdominal (próximo ao umbigo e na altura do osso do quadril, o famoso pneuzinho). 
A gordura localizada geralmente aparece por herança genética, hábitos alimentares inadequados e o sedentarismo.

CELULITE
Celulite ou lipodistrofia ginóide trata-se de uma inflamação dos tecidos abaixo da epiderme, caracterizada pelo depósito de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dando a pele uma aparência ondulada, principalmente quando a pele é pressionada. "Algo parecido com a casca de uma laranja ou a superfície lunar nos casos mais trágicos". 
A celulite acomete principalmente as mulheres por causa do hormônio estrogênio, responsável pelo maior acumulo de gorduras em relação aos homens na região do quadril e coxas e fica mais evidente com o envelhecimento pois a pele fica mais fina e menos elastica tornando ela mais aparente. 
Suas principais causas estão relacionados ao estilo de vida: alimentação inadequada e sedentarismo.


Sendo a alimentação inadequada uma das principais causas desses dois males que acometem a população, mantenham uma alimentação equilibrada e saiba também que existem alimentos podem nos ajudar...

Alimentos ricos em gordura monoinsaturada
Estudos confirmam que a gordura monoinsaturada ajuda a reduzir o pico de insulina, hormônio que desencadeia o armazenamento das calorias extras sob a forma de gordura localizada. Além disso ativa a adiponectina, hormônio que induz o corpo a produzir energia a partir dos depósitos de gordura. São ricos em gordura monoinsaturada: Azeite de oliva, Sementes oleaginosas (nozes, castanhas) e Abacate.

Alimentos ricos em ômega-3
Possui propriedade antiinflamatória e por isso pode ajudar no combate a celulite. São alimentos ricos em ômega-3: Peixes e frutos do mar e algumas sementes.

Alimentos ricos em Antocianina
Fitoquímico presente na casca de frutas vermelhas ou roxas, que ajuda a manter a eficiência do sistema circulatório, melhorando a irrigação dos tecidos e ajudando na queima de gordura abdominal. São fontes de antocianina: Framboesa, amora, cereja, morango, jabuticaba, mirtilo, uva roxa.

Alimentos ricos em Silício
Silício é um mineral essencial na produção de colágeno, substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele. São fontes de silício: aveia, cevada, centeio, nabo, salsa, avelã, feijão, banana e alho

Alimentos ricos em Boro
O boro é um mineral que ajuda a manter alinhadas as fibras elásticas e auxiliam na renovação celular. São fontes de boro: vegetais verde escuros, algas, rabanete, rabanete, frutos do mar, pepino e beterraba.


Alimentos ricos em Licopeno

Licopeno é um potente antioxidante, protegendo as paredes dos vasos sanguíneos contra os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células e tecidos além de melhorar a circulação sanguínea e suavizar a celulite. São fonte de licopeno: melancia, tomate (principalmente na forma de molho)

Alimentos ricos em Vitamina E e Vitamina C
Importantes antioxidantes que atuam em conjunto também protegendo as paredes dos vasos sanguíneos contra os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células e tecidos. São alimentos fonte de Vitamina C: frutas cítricas (acerola, limão, laranja, abacaxi, morango, maracujá) e verduras. Mas atenção, por ser solúvel em água, boa parte da Vitamina C é perdida no cozimento, então... CRUS. São alimentos ricos em Vitamina E: óleos vegetais, vegetais verde-escuros, germe de trigo, gema do ovo, gordura do leite e nozes.
  


Alimentos Probióticos
Estudos sugerem que um tipo de gordura, o CLA (ácido linoléico conjugado), produzido por alguns lactobacilos é capaz de reduzir o porcentual de gordura.

Raiz Bardana
É uma planta medicinal que aumenta o fluxo do sangue por causa do potássio, o que pode ajudar a prevenir a celulite. Pode ser consumida refogada ou para incrementar receitas como tortas e sopas.

Centela Asiática
Outra planta medicinal. Ajuda a fortalecer o sistema vascular e o tecido conjuntivo (tecido responsável pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo). Além disso tem ação antiinflamatória. Pode ser consumida na forma de chá (infusão).




Então quais são as dicas

  • Tempere sua salada diariamente com azeite de oliva extra virgem, com baixa acidez é claro, ou substitua esse azeite por abacate temperado (tempere com tomate, cebola, alho e pimenta)
  • Consuma peixes pelo menos 3 vezes na semana
  • Consuma diariamente uma xícara de frutas vermelhas e/ou roxas por dia, as famosas "berries"
  • Substitua o arroz por cevada e centeio
  • Garanta uma porção de verduras verde escuras no almoço e uma no jantar.
  • Inclua 1/2 xícara de molho de tomate em alguma das suas receitas
  • Consuma pelo menos 1 fruta cítrica ao dia
  • Consuma diariamente 2 unidade de nozes
  • Garanta que uma das suas porções de leite e derivados seja um iogurte probiótico
  • Incremente sua salada com raiz de bardana refogada
  • Invista no chá de centela asiática entre as refeições
Mas vale lembrar... Milagres não existem, bom, neste caso existe aquela cânula violenta que puxa todas suas gordurinhas, mas melhor prevenir do que ter que precisar disso não?

2 comentários:

  1. Essa é a minha neta!!!!

    Dani querida, parabéns pelo belo post!
    Beijos mil...e...
    BOA VIAGEM!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani!
    Estou em falta com vc, mas vou equilibrar para conseguir retornar.
    Beijos,
    Re

    ResponderExcluir