Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Beba água!

Como falar de álcool, energéticos e isotônicos e não falar da água! Assim não dá!  Com o frio chegando, "Chegando? Já chegou!", muitas pessoas esquecem de tomar água e isso não deve acontecer, então fique atento pois você nem imagina o quanto ela pode te ajudar!


Para ter uma ideia da importância da água para o nosso organismo, basta uma informação: a água é a responsável por cerca de 70% do nosso peso corporal. Não é por acaso. A água possui inúmeras funções essenciais para o nosso organismo:
  • Principal solvente do organismo, possibilitando a ocorrência das reações químicas
  • Transporta os nutrientes, moléculas e outras substâncias orgânicas
  • Essencial em processos fisiológicos, desde a digestão até a absorção e excreção de substâncias
  • Lubrificante nos processos de mastigação, deglutição, excreção e nas articulações, entre outros
  • Auxilia na regulação da temperatura corporal
  • Necessária para o bom funcionamento dos rins, intestino e sistema circulatório
  • Mantém o equilíbrio dos líquidos corporais
É por essas e outras razões que a água é tão importante para nós. Todos os alimentos contêm água, uns mais, outros menos. As melhores fontes de água são: a própria água, que deve ser tratada adequadamente; os alimentos líquidos, como leite, sucos e bebidas, e os alimentos sólidos como verduras, frutas e carnes.

ALGO MAIS

Além de todas essas funções citadas acima, a água também pode contribuir com outros inúmeros benefícios á saúde já comprovados cientificamente:

  • Controle da pressão sanguínea: a água determina a densidade do sangue e por isso seu grande papel no controle da pressão arterial.
  • Diminuição do risco cardiovascular: sangue mais diluído flui melhor pelos vasos sanguíneos.
  • Controle do diabetes: Alguns estudos sugerem melhor controle dos níveis glicêmicos quando esse consumo é igual ou maior a 2 litros ao dia. 
  • Protege nossos rins: quanto mais diluído o sangue menor o esforço dos rins. E diminui também o risco de formação de cálculos renais.
  • Melhora o funcionamento do intestino: o consumo de fibra sem o consumo adequado de água apenas dificulta a eliminação das fezes que tornam-se mais ressecadas. 
  • Elimina toxinas: á água é o meio que nosso corpo utiliza para eliminar as toxinas.
  • Contribui com a hidratação e firmeza da pele: uma pele desidratada perde a sustentação, fica flácida e sem vida.


AGUA X PERDA DE PESO

Como já mencionado no post Como Perde Peso e Alimentos Termogênicos, o consumo de água pode inclusive contribuir com o emagrecimento. Um consumo adequado de água pode contribuir com um bom funcionamento do metabolismo já que TODAS as reações químicas que acontecem no nosso corpo acontecem em meio contendo água. E quando consumida gelada pode inclusive acelerar o metabolismo pois nosso organismo precisa fazer um maior esforço para elevar a temperatura corporal ao nível considerado adequado.
Além disso, estudos tem demonstrado que o consumo de água antes das refeições contribui com uma menor ingestão de calorias na refeição, mais um ponto positivo a favor da água! Como já mencionei antes "Um santo remédio que ninguém usa"!

Recomendação de água: Qual é a quantidade de água que devemos tomar a cada dia? O consumo ideal adequado de água vai depender do clima, da atividade física e também do estado fisiológico, da faixa etária e da dieta seguida por cada um. A recomendação  de água corresponde a 80% da ingestão diária de líquidos (o restante corresponde á água contida nos alimentos), que de acordo com a DRI (Dietary Reference Intakes - Ingestão Diária Recomendada) deve ser 2 litros para mulheres e 3 litros para homens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário