Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ressaca ou Veisalgia


Bebeu muito? 
Acordou desejando a morte? 
O único pensamento "mentiroso" que  te assombra é: Nunca mais eu vou beber!

Então vamos entender o que é a ressaca e quais seus grandes causadores!

A ressaca ou Veisalgia

A ressaca ou veisalgia, é caracterizada por um conjunto de sintomas de “mal-estar”: dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrointestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade e irritabilidade; que inicia-se cerca de 6 a 8 horas após o consumo de bebida alcoólica, que nada mais é que o período em que a concentração de álcool no sangue diminui e retorna a zero, em média. Importante salientar que a ocorrência dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa! "Eu por exemplo nunca tive nada além de boca seca e sede (Sim, Eu prometo doar meu fígado para pesquisa em busca da definitiva solução para cura da ressaca. Futuras gerações serão muito beneficiadas)!"


Causadores da ressaca


Efeitos diretos do álcool
Vários sintomas da ressaca podem ser explicados pelos efeitos diretos do álcool sobre diferentes sistemas fisiológicos. Os efeitos do álcool, relacionados à ressaca, mais estudados recentemente são:
  • Aumento das concentrações de algumas citocinas pró-inflamatórias (proteínas produzidas por diversas células, importantes para o controle da resposta imune) - grande responsável pelos efeitos mais “cognitivos” da ressaca, como perda de memória e alterações de humor, além de outros efeitos que são muito semelhantes aos diversos sintomas da ressaca, como dor de cabeça, náusea, diarreia e cansaço.
  • Duração e qualidade do sono - com a diminuição de álcool no sangue, período em que os sintomas da ressaca surgem, ocorrem alterações no padrão de sono e perda na qualidade do sono e dessa maneira, os efeitos do álcool no sono poderiam explicar o cansaço e disfunção cognitiva observados durante a ressaca.
  • Hipoglicemia induzida pelo álcool - afeta o funcionamento cerebral, levando a estados de fraqueza, cansaço e mudanças de humor, (mas isso varia de pessoa para pessoa pois se o indivíduo se alimenta antes e/ou durante o consumo de álcool, a indução de hipoglicemia é muito menor).
  • Desidratação - mudanças fisiológicas significativas em parâmetros endócrinos (aumento nas concentrações de vasopressina, aldosterona e renina), além de acidose metabólica (redução do PH do sangue devido ao aumento de lactato, corpos cetônicos e ácidos graxos livres) que são efeitos também relacionados com a desidratação, podendo causar os sintomas como boca seca e sede.

Efeitos de outras substâncias
As bebidas alcoólicas contêm diversos aditivos, que podem exercer diversos efeitos no organismo, sendo esses efeitos tóxicos considerados potenciais causadores de alguns sintomas da ressaca. Ou seja, o consumo de bebidas alcoólicas com alta concentração dessas substâncias (vinho tinto, uísque, conhaque e tequila) aumenta a frequência e intensidade dos sintomas da ressaca, em comparação a bebidas “claras”, como rum, gin e vodka, que geralmente tem pouco aditivos.
 
Efeitos do acetaldeído
A maior parte do álcool no sangue é metabolizado no fígado onde primeiramente é convertido, com auxilio de enzimas, a acetaldeído (produto mais tóxico que próprio álcool), que rapidamente depois é convertido em acetato, gás carbônico e água. Em altas concentrações, o acetaldeído é capaz de produzir efeitos tóxicos adversos (como taquicardia, sudorese, náusea e vômito); e, como estes sintomas também estão associados à ressaca, alguns pesquisadores têm sugerido que este metabólito pode contribuir para ressaca. Entretanto, alguns estudos mostram que o acetaldeído não é acumulado em concentrações tão altas no organismo durante a ressaca. Assim, o papel do acetaldeído na ressaca ainda não está bem estabelecido. 

Crise de abstinência 
Alguns estudos sustentam a hipótese de que a ressaca seria uma primeira fase de abstinência alcoólica aguda com base em vários pontos em comum na sintomatologia da ressaca e abstinência, tais como: dor de cabeça, náuseas, tremor e prejuízo cognitivo.  Entretanto, o uso do álcool como um “remédio” para a ressaca não permite a recuperação do organismo, e o álcool continua a exercer seus efeitos porque por mais que apresente sintomas semelhantes, diversos estudos apontam para uma série de diferenças entre a ressaca e a abstinência alcoólica.


FONTE: CISA – Centro de Informações Saúde e Álcool



ENTÃO O QUE FAZER PARA EVITAR OU MINIMIZAR OS SINTOMAS DA RESSACA 



1) Evite beber! "Ha ha ha, acho que muitos não vão escutar essa minha dica, então bora para próxima".

2) Beba com moderação! Como vimos no post anterior, o consumo diário de doses moderadas de bebidas alcoólicas pode inclusive trazer benefícios.

3) Evite beber de estômago vazio! Alimente-se antes e durante o período em que estiver bebendo pois precisamos evitar a hipoglicemia.

4) Hidrate-se! Beba água para evitar a desidratação! Procure sempre alternar um copo de bebida alcoólica com um copo de água.

5) Tome um banho a uma temperatura agradável antes de dormir e tente ter uma noite de sono tranquila e agradável. Se sabe que vai beber, já deixe sua cama prontinha, te esperando para deitar, apague todas as luzes e evite dormir com a televisão ou rádio ligados.

6) Evite o excesso de toxinas: Já que estamos sobrecarregando o organismo com toxinas vindas da bebida alcoólica evite sobrecarregá-lo, ainda mais, com outras toxinas, portanto: não fume ou, se você é fumante dependente e incontrolável, evite fumar demais; evite alimentos muito processados e ricos e aditivos alimentares (conservantes, espessantes, emulsificantes, corantes, etc.); evite as frituras pois no aquecimento excessivo dos óleos formam-se inúmeras toxinas; evite consumir carnes, aves e peixes que passaram do ponto (exposição excessiva de alimentos fonte de proteínas a altas temperaturas levam a formação de aminas heterocíclicas, também consideradas substancias indesejáveis); evite defumados e churrasco (esses processos levam a produção de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, também considerados nocivos a saúde).

"Pronto agora vai todo mundo me mandar pastar, eu sei! Imagina, normalmente o que a gente mais vê na mesa de bar acompanhando aquele drinkizinho?" Não to falando p você só comer palitos de cenoura e pepino não. Opte por pães integrais "chuchados" no azeite de oliva extra virgem, Canapés feito com torradas integrais e recheios pouco gordurosos, Brusquetas com tomates frescos e/ou queijo magro, Mini tomate e/ou legumes recheados... 

JA BEBEU, ABUSOU E AINDA ESQUECEU TUDO? ENTÃO NO DIA SEGUINTE:

7) Beba bastante água (importante meio para hidratar-se e ajuda a eliminar as toxinas)

8) Opte por uma dieta leve e invista nas verduras, legumes, frutas, caldos e sopas

9) Invista nos alimentos fonte de carboidrato pois estes são as melhores opções para reverter a hipoglicemia, mas lembre, não abuse da quantidade para não provocar uma hipoglicemia reativa,

10) Cuidado com os excessos de medicamentos (analgésicos, antieméticos, protetores estomacais, etc.) para aliviar os sintomas... você já sobrecarregou demais o seu fígado com excesso de álcool!

11) Invista nos alimentos ricos em Vitamina C e Vitamina E, poderosos antioxidantes (frutas cítricas, verduras verde escuras cruas, óleos vegetais, germe de trigo, sementes oleaginosas como nozes).

12) Invista nos alimentos ricos em Vitamina B6 (Piridoxina): carnes magras, ovos, leite e substitutos com menor teor de gorduras e fígado - vitamina intimamente ligada a conversão do triptofano em serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.

13) Evite bebidas alcoólicas. O uso do álcool como um “remédio” para a ressaca não permite a recuperação do organismo. EM UM PRIMEIRO MOMENTO você terá a falsa ilusão de estar se reidratando e terá uma sensação de alivio imediato, mas já vimos que o álcool tem efeito diurético e vai continuar a exercer seus efeitos e você pode acabar entrando em um circulo vicioso. Sem falar que você também poderá até sentir um efeito de alivio imediato por estar suprindo a abstinência, se é que isso é mesmo um causador da ressaca, como vimos, isso ainda é algo incerto. 

14) CAFÉ? O café aumenta o estado de alerta das pessoas e, como é vasodilatador, pode amenizar os sintomas da dor de cabeça para algumas pessoas, mas não alivia todos os sintomas da ressaca.

15) BANHO FRIO? O banho só serve para a pessoa ficar mais alerta e ativar a circulação, mas não elimina o álcool do organismo.

>>> Uma amiga e colega de profissão, a Dra. Maria Fernanda Cortez, me apresentou outro dia uma interessante e pratica opção para ajudar a "currar" a ressaca. Trata-se de uma bebida, vendida em shot, dose única de 60ml, que ajuda na desintoxicação do organismo! Bebida concentra nos seus 60ml:  Glicose, para reverter a hipoglicemia, vitaminas do complexo B, cito em especial a Vitamina B6 (piridoxina) que colabora com a melhora da disposição; Vitamina C, antioxidante que ajuda na eliminação dos radicais livres formados no organismo, além de fortalecer o sistema imunológico que também é prejudicado pelo excesso de bebida alcoólica; Chá verde, rico em antioxidantes; Carqueja e a Silimarina que auxiliam o fígado a eliminar as toxinas e contribui para a melhora de indisposições causadas por má digestão e mal-estar.

PS: Não, não estou ganhando nada para falar desse produto, longe disso... Inclusive compro meus próprios shots com muito gosto! Achei muito interessante compartilhar simplesmente pela praticidade. Mas vale lembrar que isso não é a salvação e uma alimentação adequada e o consumo de água são indispensáveis.

Um comentário: