Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Alimentos anti-acne

Ando com um bloqueio na criatividade fenomenal! Acho que por isso não tenho postado com muita frequência. Não quero deixar aqui algo que não me agrade e que se torne uma leitura chata e cansativa. Mas as coisas estão melhorando e a inspiração voltando. E graças a mais um dos sensacionais vídeos do Porta dos Fundos, veio a inspiração! Acredito que o próprio vídeo já demonstra o quanto o tema de hoje é desagradável, então, assiste ai:


Acne é o nome dado ao processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não chamamos uma única espinha de acne, mas sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência. O maior responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele. A maioria dos casos de acne se resolve espontaneamente, mas sempre há exceções. (Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica)

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro. A limpeza de pele também tem ação importante no tratamento da acne, que deve ser orientado por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso.

Bom, então se você quer uma pele bonita, lisinha, sem espinhas e também não esta afim de expelir um Fábio Porchat pelo banheiro, fique atento as dicas! 
PS: Não aperte, esprema, cutuque, manipule ou acaricie as espinhas!!!


Alimentação anti-acne: O que evitar!

Apesar da crença popular de que alimentos gordurosos causem acne, as pesquisas realizadas até hoje não confirmam isso, mas, se o você notar que certos alimentos gordurosos pioram as crises, evite esses alimentos. 

Por outro lado, e aposto que você não imaginava isso, estudos recentes têm sugerido que dietas ricas em açúcar refinado podem estar relacionadas à acne. A suspeita gira em torno do aumento da concentração de glicose (açúcar) no sangue e conseguente aumento da produção de insulina e outros hormônios que podem estimular a produção de óleo e inflamar a pele. Sendo assim, evite os açúcares e doces e cereais/grãos e derivados refinados, prefira os integrais.


Alimentos anti-acne 


Agua 
Beba água! A água é o meio que nosso corpo utiliza para eliminar as toxinas que podem contribuir com o processo inflamatório e também contribui com a hidratação e firmeza da pele.


Alimentos fonte de Vitamina A
Essa vitamina ajuda a pele diminuindo a produção de sebo das glândulas sebáceas, tornando a pele menos oleosa e inibindo a formação da acne. Além disso é um importante antioxidante. 
São fontes de vitamina A: vegetais de cor amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, mamão, manga e a batata doce), vegetais verde-escuros (espinafre, couve, brócolis), ovos.

 

Alimentos fonte de Vitamina C
Potente antioxidante, possui ação antiinflamatória e ajuda no processo de cicatrização.
São alimentos fonte de Vitamina C: frutas cítricas (acerola, limão, laranja, abacaxi, morango, maracujá) e verduras. Mas atenção, por ser solúvel em água, boa parte da Vitamina C é perdida no cozimento, então... CRUS. 

Alimentos fonte de Vitamina E 
Também possui ação antioxidante além de atuar na regulação hormonal podendo prevenir a acne. 
São alimentos ricos em Vitamina E: óleos vegetais, vegetais verde-escuros, abacate, germe de trigo e sementes oleaginosas.


Alimentos fonte de Ômega 3
Nutriente que ajuda a melhorar a circulação além de possuir propriedade antiinflamatória. 
São alimentos ricos em ômega-3: Peixes e frutos do mar e algumas sementes.


Então quais as dicas

  • Beba água!
  • Se você notar que alimentos gordurosos pioram sua acne, evite!
  • Evite alimentos com alta carga glicêmica (açúcares e doces, cereais e grãos refinados). Prefira cereais/grãos e derivados integrais.
  • Consuma diariamente 1 fruta cítrica. 
  • Consuma diariamente uma porção de sementes oleaginosas (2 unidades grandes ou 6 pequenas)
  • Consuma diariamente 1 colher (sopa) de Gérmen de trigo (você pode colocar no suco, na fruta, na salada ou onde preferir)
  • Consuma diariamente dois pratos (sobremesa) de verduras e legumes de cores variadas (garantindo sempre a cores amarelo-alaranjado e verde-escuro).
  • Inclua peixes fonte de ômega 3 em sua dieta, pelo menos 3 vezes na semana. Salmão e a popular sardinha são boas fontes.
  • Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada ou chia (você pode colocar no suco, na fruta, na salada ou onde preferir)






Nenhum comentário:

Postar um comentário