Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Alimentos anti-envelhecimento


Tendo em vista minha recente crise pós aniversário de 30 anos resolvi falar sobre o tema! Fazer 30 anos pesa... amigos começam a chamar você de "balzaquia", fica evidente a maior dificuldade para manter o peso, uma menor disposição para as atividades do dia-a-dia e é claro, a presença das indesejáveis rugas de expressão! Recentemente postei uma foto meiga no instagram e no dia seguinte, quando fui olhar a bendita foto, na luz do dia, com os óculos, gritei... eram pés de galinha! "MAYDAY"! Sempre falaram que pareço uma adolescente e que não pareço ter a idade que tenho, então nunca dei muita atenção a esse detalhe! Mas como é regra, lógico que eu não seria exceção e cedo ou tarde teria que me deparar com esse problema!
Pois bem... fui atrás de cremes anti-idade (MELDELZ como é caro), pesquisei sobre técnicas de maquiagem para esconder rugas de expressão (agradecimentos a incrível Julia Petit, porque eu estava fazendo tudo errado) e até botox. Mas como nutricionista, uma coisa eu sei, alimentação é peça chave nesse quesito! 


Quando falamos de alimentação antienvelhecimento é impossível não falar de RADICAIS LIVRES X ANTIOXIDANTES! Então entenda:


Radicais livres x Antioxidantes
O organismo humano está continuamente exposto à formação de  radicais livres.  Todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio, entretanto, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) faz com que se formem moléculas de radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis que apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva que estejam próximas. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo podendo ocasionar danos que vão desde o envelhecimento até desenvolvimento de doenças frequentemente associadas ao envelhecimento, como câncer, aterosclerose, diabetes, artrite reumatoide, catarata, Parkinson e Alzheimer.

Os radicais livres passam a ter um efeito prejudicial ao nosso organismo quando ocorre um aumento excessivo na sua produção devido a processos fisiológicos ou também fatores ambientais (poluição, raios x, radiação ultravioleta, fumo, álcool, má alimentação e estresse) ou diminuição de agentes antioxidantes. Em qualquer uma dessas situações começa a predominar um excesso de radicais livres no organismo, o que é denominado stress oxidativo.

Qual a resposta para isso? Antioxidantes! Graças à sua capacidade de neutralizar radicais livres, através da doação de um de seus elétrons, os antioxidantes têm papel importante na prevenção de danos celulares. 

Só para ficar mais interessante, segue abaixo um vídeo que ilustra de maneira bem simples tudo que expliquei acima:


Tendo entendido o processo, vamos ao que interessa!!! Quais são os principais antioxidantes e em quais alimentos podemos encontra-los!


Vitamina C
São alimentos fonte de Vitamina C: frutas cítricas (acerola, limão, laranja, abacaxi, morango, maracujá) e verduras. Mas atenção, por ser solúvel em água, boa parte da Vitamina C é perdida no cozimento, então... CRUS. 

Vitamina E
São alimentos ricos em Vitamina E: óleos vegetais, vegetais verde-escuros, abacate, germe de trigo e sementes oleaginosas.

Betacaroteno
As principais fontes de betacaroteno são vegetais de cor amarelo-alaranjados: cenoura, abóbora, mamão, manga e a batata doce.

Licopeno
Encontrado em um número limitado de alimentos de cor vermelha, como tomates e seus produtos, goiaba, melancia, mamão e pitanga.

Selênio
As principais fontes de selênio são: castanhas-do-pará, frutos do mar, aves e carnes vermelhas, grãos de aveia e arroz integral.

Flavonoides
Está presente em quase todos os vegetais. Principalmente nas cascas de frutas cítricas, as famosas "berries" (blueberries, blackerries, cramberries, raspberries), chocolate com alto teor de cacau (70%).

Resveratrol
Antioxidante natural encontrado naturalmente na pele das uvas, vinhos tintos, amendoins e até em romãs.  

Então quais são as dicas


  • Consuma diariamente 1 fruta cítrica.
  • Consuma diariamente 1 xícara (chá) de berries (principalmente as mais escuras).
  • Consuma diariamente 2 unidades de castanha-do-pará ou duas unidades de nozes (alterne).
  • Consuma diariamente dois pratos (sobremesa) de verduras e legumes de cores variadas (garantindo sempre a cores vermelho, amarelo-alaranjado e verde-escuro).
  • Tempere sua salada diariamente com azeite de oliva extra virgem, com baixa acidez é claro, ou substitua esse azeite por abacate temperado (tempere com tomate, cebola, alho e pimenta).
  • Prefira os grão integrais.
  • Prefira o chocolate amargo.
  • Se já for maior de idade (e se não for acho que não estará lendo este post: "Dieta antienvelhecimento") consuma diariamente 1 taça de vinho tinto. E lembre-se, se beber não dirija.
  • No caso dos mais novos, ou quem prefere evitar as bebidas alcoólicas, prefira o suco da uva.
  • Beba água! A água é o meio que nosso corpo utiliza para eliminar as toxinas e contribui com a hidratação e firmeza da pele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário