Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Hipertensão Arterial

O que é? 
Hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Muitas vezes silenciosa, tem alta prevalência, sendo considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública, aumentando progressivamente a mortalidade por doenças cardiovasculares.
 


Incidência
Inquéritos populacionais em cidades brasileiras nos últimos 20 anos apontaram uma prevalência de HA acima de 30%. Considerando-se valores de PA ≥ 140/90 mmHg. Isso é "gente pra caramba". 

 
Tratamento nutricional
Sendo o excesso de peso e obesidade, ingestão de sódio e consumo de bebidas alcoólicas fatores de risco para HA, a alimentação tem papel essencial na prevenção e controle desse mal. 

O tratamento nutricional da HA consiste em
  • Perda de peso (quando necessário) 
  • Manutenção de uma dieta rica em frutas, hortaliças e laticínios com baixos teores de gordura. Beneficios esses associados ao alto consumo de potássio, magnésio... e cálcio.
  • Redução no consumo de sódio. A recomendação diária de sal foi recentemente definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 5 g de cloreto de sódio ou sal de cozinha (que corresponde a 2 g de sódio). O consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro do recomendado. Mas o consumo de sódio não se restringe apenas ao consumo de sal, portanto muito cuidado com o sódio "escondido" nos alimentos industrializados. A escola de saude publica de Harvard recomenda evitar alimentos processados com mais de 300mg de sódio por porção ou mais de 1mg de sódio por caloria do alimento.
  • Manutenção de uma dieta rica em ácidos graxos insaturados também tem demonstrado uma discreta redução da PA, o que inclui alimentos como: peixes, óleo de oliva, abacate, sementes e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas).
  • Consumir bebidas alcoólicas com moderação. Nunca mais de 30g de álcool por dia, o que equivale a 2 doses de bebida alcoólica.
  • Alguns estudos mostram que o consumo de chocolate amargo (com alto teor de cacau) pode promover uma discreta redução da PA, devido às altas concentrações de polifenóis.
  • Consumo de alho, cujo principal componente ativo é a alicina, tem ação metabólica, podendo atuar na coagulação, aumentando o tempo de sangramento e promovendo discreta redução da pressão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário