Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

segunda-feira, 19 de março de 2012

Vontade de comer

Mas e a vontade de comer?


Primeiro - você precisa aprender a diferenciar fome da vontade de comer, e isso já é um passo muito grande. Descartados todos os pontos citados na primeira parte desde post,  pare e pense, pois é bem provável que não seja a fome fisiológica, fome física, te assombrando e sim vontade de comer, ou o que podemos chamar de fome emocional (que não tem ligação com a sustentação da vida). E vamos ser honestinhos... na maioria das vezes é exatamente isso que esta te assombrando!

Segundo - identificar o porquê desta vontade de comer: porque a comida está lá "dando sopa"; porque paguei pela comida; porque tenho pena de jogar fora; porque por algum motivo mereço uma recompensa; por ansiedade, estresse, frustrações. Se você não descobrir o que está fazendo você comer em excesso, uma reeducação alimentar não vai ser fácil. Portanto identifique a CAUSA e trabalhe em cima disso também. 

Terceiro: algumas vezes a causa pode ser simplesmente "porque é gostoso". Muitas vezes exageramos porque gostamos muito daquele alimento, ele nos proporciona prazer.  "E proporciona mesmo. Coloca uma panela de brigadeiro na minha frente... uma palavra:  orgasmo"! Passar vontade, se privar de certos prazeres, também não faz bem. Na maioria das vezes o resultado da falta de adesão à dieta é a privação excessiva de um modo geral ou de um alimento ou grupo de alimentos que te proporcione prazer. Muitos inclusive se privam da vida social por estar fazendo dieta para não serem expostos ao que consideram tentações (já fiz muito isso e eu não era feliz... e muito menos as pessoas do meu convívio... eu era CHATA).
Lembro como se fosse ontem do primeiro médico que procurei buscando orientação para perder peso. Um ginecologista! Não vou desmerecer o conhecimento dele em sua especialidade, quando o assunto é órgão sexual feminino, o cara é mestre! Mas quando o assunto é dieta, literalmente me espantou do consultório. Estava eu, com os meus 12-13 anos, aborrescência se é que me entendem, e o cara inventa de me passar uma tal de "Dieta dos 9"! Que P* é essa? Super simples, você não pode comer esses NOVE alimentos: açúcar (previsível), manteiga, arroz, batata, massas, BANANA... Ahhhhhhhhhh!!! Pode parar por ai! Quem me conhece sabe que sou tarada por banana! As pessoas às vezes até comentam "Oi Dani, tava comendo uma banana ontem e lembrei de você"! Conclusão... não o deixei nem terminar a lista dos nove e sai chorando do consultório!

*** Pausa pois estou imaginando o resultado da combinação banana com brigadeiro***


Voltando ao que interessa, o que quero dizer com isso é que o consumo CONTROLADO de um alimento, por mais nocivo que seja (calórico, rico em gordura saturada, sódio, etc.), não vai te matar, você não vai infartar ou virar diabético. Vai ter no máximo um AVC de tanta emoção e prazer (isso foi uma piada - é sempre bom avisar). Não devemos só pensar no bem estar do corpo físico, o bem estar emocional é tão importante quanto e inclusive tem grande influência sobre o corpo físico! 

Oba! Esta liberado o chocolate, o leite condensado, o drink! CALMA! Como uma amiga sempre diz “Há limites”! E antes de tudo, sempre busque adaptações saudáveis para os alimentos que você gosta, pesquise receitas com ingredientes saudáveis! E mais uma coisa, estamos excluindo qualquer quadro clínico que implique em alguma restrição específica (Ex: Intolerâncias alimentares, Diabetes, Dislipidemia, Hipertensão Arterial, Insuficiência Renal, etc. - Se você apresenta um quadro de cirrose, por exemplo, "Não! Você não pode beber!"... A não ser que queira mesmo morrer, e neste caso eu já não posso me meter).

Então quais são as dicas
  • NUNCA se privar da sua vida social porque está seguindo alguma dieta
  • Evitar a monotonia e variar sempre, o máximo possível, os alimentos da dieta
  • Buscar orientações e dicas para transformar o que não te atrai em algo atrativo (estamos falando de alimentos, que fique bem claro)
  • Buscar orientações e dicas para transformar o que te atrai em algo mais saudável.
  • Invista nas diferentes cores e texturas dos alimentos  
  • Evite dietas muito restritas (< 1000kcal por dia), além de desacelerar seu metabolismo, provavelmente não vai garantir todos os nutrientes que você precisa e você não vai conseguir manter por muito tempo
  • Nunca justifique o ato de comer como uma recompensa ou crie desculpas para justificá-lo (Ex: fiz muito exercício hoje então posso exagerar)
  • Nunca pense que porque já deu uma "escapadinha" já está tudo perdido, dessa forma uma escapadinha de 200kcal pode virar uma de 2000kcal
  • Mantenha uma alimentação saudável e eventualmente libere aproximadamente 10% das calorias do seu cardápio para aqueles alimentos que te fazem feliz! Esse é um conceito instituído pela primeira vez pelo Guia alimentar americano "MyPyramid" (2005), produzido pelo USDA (United States Department of Agriculture) em conjunto com o HHS (Department of Health and Human Services) que irei ensinar em um próximo post! Afinal o assunto aqui é Vontade de comer!

4 comentários:

  1. Alem de nutricionista vc deveria ser escritora...o seu texto prende a gente.Parabens!
    aproveitando o 0800 (free) vou fazer uma pergunta.Vc sabe me responder se na Dieta Dukan pode-se comer gelatina diet e yogurte activia zero?brigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nicholas!Fico feliz que tenha gostado e agradeço o feedback! ;) Em relação a Dieta Dukan é liberado sim o consumo de iogurte com baixo teor de gordura desde a primeira fase, com moderação. Mas como a dieta exclui o carboidrato e vai liberando gradativamentem, e é claro, exclui o açúcar, você deve estar atento aos ingredientes do produto, e no caso do Activia Zero, se você olhar o rótulo, vera que contém açúcar.
      Não me lembro de ler nada em relação à gelatina diet, mas como é proteína e por ser DIET não tem açúcar, não acredito que ajam restrições.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta,sou Tania a Mae do Nicholas....e que eu postei e saiu no nome dele.culpa do pc.E outro endereco do site mudou né? brigadao

      Excluir
    3. Isso mesmo Tania! Mudeio o nome do blog e achei melhor mudar o domínio tb, agora é dietarada.blogspot.com.br! Espero que esteja gostando do blog! Att., Danielle

      Excluir