Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

terça-feira, 20 de março de 2012

Terapia da nutrição

Sei que terça-feira não é o dia tradicional dos posts, mas quem gosta de seguir regras...  E também a manhã hoje aqui no ambulatório está mais parada que carro na hora do rush. Na verdade o post de hoje não é meu e sim de uma grande amiga, conselheira e colega de profissão e achei interessante postar pois tem certa relação com a minha história e com o último post do blog! Ai vai:
      Sou nutricionista, mas sempre achei que nosso trabalho vai além das regras e orientações. A sensação que tenho quando um paciente nos procura só com este objetivo, fica-me claro que estão procurando dividir a responsabilidade pelo que são ou responsabilizando-nos somente. O que somos ou como estamos vai além de regras; vem de dentro de nós! Vem de como nos vemos, de nossas escolhas, de nossos julgamentos. Não devemos julgar ninguém, mas acima de tudo, não devemos nos julgar. O autoconhecimento nos leva a estudar o que somos e para onde queremos ir.
      O passado é história, o futuro mistério, o presente é uma dádiva; por isso chama presente, e é nele que temos que concentrar a nossa atenção.
      Se somos compulsivos, o problema não esta no que comemos em demasia; Se estamos estressados e com isso (cientificamente comprovado) ganhamos peso, o que comemos é mera figuração; Se estamos infelizes e o chocolate nos faz melhorar (também cientificamente comprovado) porque não é vendido a preço de ouro? Afinal felicidade é o maior bem que podemos ter na vida.
      Devemos antes de tudo identificar nossa imagem interna para entendermos a que reflete no espelho. A partir daí, vem-se as escolhas. Nem certas, nem erradas, somente escolhas. Mas só nossas, de mais ninguém! E se a partir daí a sua for querer ser mais feliz, se sentir mais saudável e bonito(a) não vejo ninguém melhor do que a Dra. Danielle para te ajudar. A parte mais importante você já tem, VOCÊ, agora ela poderá te ajudar a encontrar o caminho para atingi-la."
Dra. Maria Dulce Braz
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica
Esse texto fez com que eu lembrasse de todo o tempo que passei tentando emagrecer sem êxito. Acredito que enquanto eu não aceitei quem eu era e defini o que queria ser, não adiantou as inúmeras tentativas de meus pais de me levarem em busca de um tratamento para emagrecer (consultas médicas e remédios caréééésimos), nem as criticas da minha vózinha, aquela, da história do brigadeiro e nem o bullying das crianças na escola. Se você não subir um degrau de cada vez você pode cair. O primeiro passo é VOCÊ querer e estar disposto a lutar pelo que quer; o segundo é identificar a CAUSA (fome, vontade de comer e porque) e o terceiro esta nas mãos de um profissional nutricionista e ai entra o nosso trabalho, adequar sua dieta ás suas necessidades, á sua rotina, á sua personalidade.

2 comentários:

  1. Excelente, Dani! O legal do seu blog é que você se coloca de uma forma tão natural, que dá gosto, querida. Essa vozinha do texto, por acaso seria eu?????
    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, Tks Vó! Não é a senhora não! Como boa psicanalista a senhora sempre soube como lidar com meu excesso de peso! Nunca fez bullying, rs!

      Excluir