Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.
Atendo em consultório particular e ambulatório da UNIFESP.
Para consultas e consultoria: danimrs@terra.com.br
Para saber mais sobre minha história clique aqui

segunda-feira, 26 de março de 2012

Nutrientes

Bom eu queria muito evitar um post desses para fugir do Beabá, já estava com um post pronto sobre ansiedade "super mega blaster" legal (agora uma cena para um próximo capítulo), mas hoje atendi uma paciente, idosa, com um quadro insuficiência renal crônica (IRC), já diagnosticado há alguns anos, que não sabia quais são os alimentos fonte de proteína! E assim, paciente com IRC deve seguir uma dieta com uma restrição digamos assim, severa, de proteínas. Cheguei até a pensar em um diagnóstico de Alzheimer porque acho impossível algum médico não ter mencionado esse "pequeno" importantíssimo detalhe quando a orientou, já que a mesma era acompanhada, regularmente, em um ambulatório especializado em nefrologia! A mesma foi orientada a não comer carnes e ela simplesmente deixou de comer carne BOVINA, mas se entupia de filé de frango então – DESESPEREI! 


Então vamos entender com um resuminho BEEEEEM BÁSICO sobre o assunto
(se eu fosse me aprofundar teria que dedicar UM post para cada nutriente)

Os Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento. Assim, os alimentos são digeridos para que os nutrientes sejam absorvidos (processo pelo qual os nutrientes chegam ao intestino e passam para o sangue). Os nutrientes são divididos em dois grandes grupos: Macronutrientes - nutrientes dos quais o organismo precisa em grandes quantidades, são amplamente encontrados nos alimentos e fornecem energia (carboidratos, gorduras e proteínas); e os Micronutrientes - nutrientes que não precisamos absorver em grandes quantidades, são encontrados nos alimentos em concentrações pequenas (vitaminas e minerais) e não fornecem energia, mas isso não tira sua importância, pois são essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo.


CARBOIDRATOS
Os carboidratos são nutrientes cuja principal função é fornecer energia para o nosso organismo e evitar que as proteínas dos tecidos sejam usadas para o fornecimento de energia, já que esta tem outras funções mais importantes. Eles são divididos em:
Simples: moléculas menores de carboidratos que estão presentes em alimentos como o açúcar, o mel e as frutas e podem também ser resultado da digestão dos carboidratos complexos. 
Complexos: moléculas maiores, que precisam ser transformadas em carboidratos simples, durante a digestão, para que possam ser absorvidos. Os carboidratos complexos estão presentes nos cereais e seus derivados (arroz, trigo, milho, aveia, centeio e cevada) e nos tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha).

GORDURAS
As gorduras ou lipídeos também são fornecedores de energia e são responsáveis por proteger os órgãos contra lesões, manter a temperatura do corpo, ajudar na absorção e transporte de algumas vitaminas (A, D, E e K) e produzir uma sensação de saciedade depois das refeições; além de ser indispensável para produção de alguns hormônios...
Lembro que quando emagreci demais e cheguei a um percentual de gordura corporal muito baixo, parei de menstruar (a pouca gordura que eu tinha estocada e a pouca gordura que eu ingeria eram utilizadas para funções mais importantes, vitais). Falando honestamente - Eu adorei! Fiquei menstruada pela primeira vez com nove anos (o que considero uma atrocidade) e vamos concordar que isso só pode ser castigo e nós mulheres estamos pagando, até hoje, pela bendita história da Eva com a maldita maçã. Piadas a parte - FOI PIADA HEIN GENTE!!! - Essa interrupção da minha menstruação por dois anos não era natural e com certeza me traria problemas no futuro, então além de ganhar um pouco mais de peso, como já comentei por aqui, fiz um tratamento para voltar a menstruar regularmente. Fazer o que NÉ? A gente não iria ter o dom de colocar um indivíduo no mundo de graça! Ou seja, as gorduras também são importantes! 
As gorduras quando digeridas se transformam em ácidos graxos (moléculas menores de gordura), nos alimentos, os ácidos graxos podem ser encontrados em três formas: 
Ácidos graxos poliinsaturados: importantes para o organismo porque diminuem o colesterol “ruim”, encontrados principalmente nos peixes e em óleos vegetais como os de soja, canola, girassol, açafrão, milho e oliva. Dentro deste grupo podemos encontrar ácidos graxos que chamamos de essenciais (o organismo não consegue produzir), são eles os famosos ômega 3 e ômega 6, encontrados principalmente em animais marinhos, óleos de peixe e óleos vegetais.
Ácidos graxos monoinsaturados: assim como os poliinsaturados, também diminuem o colesterol “ruim”, mas, além disso, consegue aumentar o colesterol “bom”. São encontrados no azeite de oliva, abacate e no óleo de canola.
Ácidos graxos saturados: responsáveis pelo aumento de colesterol sanguíneo. Algumas fontes são desses ácidos são banha, manteiga, gema do ovo, carnes em geral, vísceras e frituras. 
*Mas atenção quando aquecemos os óleos vegetais, boa parte da gordura insaturada se transforma em saturada.

PROTEÍNAS
As proteínas são componentes necessários para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo. Elas entram na constituição de qualquer célula, sejam células nervosas no cérebro, células sanguíneas (hemácias), células dos músculos, coração, fígado, das glândulas produtoras de hormônio ou quaisquer outras. As proteínas ainda fazem parte da composição dos anticorpos do sistema imunológico corporal, participam ativamente de inúmeros processos metabólicos e de muitas outras funções do corpo.
As proteínas são constituídas de substâncias chamadas de aminoácidos, ao todo existem 21 aminoácidos que são divididos em dois grupos: Aminoácidos essenciais – que o organismo não consegue produzir em quantidade adequada para satisfazer as necessidades do organismo e por isso devem ser obtidos por meio da dieta e Aminoácidos não essenciais - são aqueles que o organismo consegue produzir quando necessário. Baseado nesta classificação podemos dividir as proteínas em dois grandes grupos:
Proteínas de alto valor biológico: que contém todos aos aminoácidos essenciais, que são as proteínas de origem animal (encontrada na carne bovina, carne suína, aves, peixes, leite e substitutos e ovos)
Proteínas de baixo valor biológico: que são aquelas que não possuem todos os aminoácidos essenciais, são as proteínas de origem vegetal (encontrada nas leguminosas – feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha).

VITAMINAS
As vitaminas são importantes na regulação de diversas funções do nosso organismo, ou seja, são indispensáveis para o seu bom funcionamento. Podemos encontrar as vitaminas principalmente nas frutas, verduras e legumes e em alimentos de origem animal. Quais são elas: A, D, E, K e as vitaminas do complexo B (Tiamina ou B1, Riboflavina ou B2, Niacina ou B3, Ácido Pantotênico ou B5, Piridoxina ou B6, Biotina, Ácido Fólico e Cianocobalamina ou B12).

MINERAIS
Podemos encontrar os minerais tanto nos alimentos de origem animal e como de origem vegetal. As melhores fontes alimentares são aquelas nas quais os minerais estão presentes em maior quantidade e são melhores absorvidos pelo organismo, melhores aproveitados. Seja qual for à fonte, os minerais são indispensáveis para regular as funções do nosso organismo e compor a estrutura dos nossos ossos e dentes. São eles: cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, cobre, selênio entre outros.


FIBRAS
As fibras são substâncias que também estão presentes nos alimentos. Elas não são consideradas nutrientes porque não são absorvidas pelo organismo. Mesmo assim, são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino, prevenir o câncer intestinal, aumenta a saciedade durante a refeição, diminuir o nível de açúcar do sangue, reduzir os níveis do colesterol, entre outras funções. As fibras podem ser classificadas:
Solúveis: dissolvem-se na água e tornam-se viscosas. São elas as responsáveis pela diminuição dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol, é a responsável pela maior saciedade e também por regular o trânsito intestinal. Podem ser encontradas na aveia, no feijão e nas frutas.
Insolúveis: não se dissolvem nem com a mastigação, a maior parte passa inalterada através do tubo digestivo. Como a fibra solúvel, é essencial para o melhor funcionamento do intestino. Podem ser encontradas nas frutas, principalmente com a casca e/ou o bagaço, e nos vegetais folhosos, preferencialmente crus. Também são fontes desses componentes os grãos e cereais integrais.

>>> O episódio citado no começo desse post não foi um episódio isolado, muitas pessoas que chegam ao meu consultório, não sabem ao certo ou ainda tem dúvidas sobre quais são os nutrientes, suas funções e em quais alimentos encontrá-los. Portanto, aqui está a justificativa desde post! Talvez, se Educação Nutricional fosse uma matéria obrigatória na grade curricular das escolas, a frequência com que me deparo com esses episódios seria bem menor! Alô @MEC_Comunicacao! Sem falar que estamos cansados de saber que prevenir é bem mais barato do que remediar! #ficadica


Um comentário:

  1. Finalmente tive que cerder e mudar o layout do blog! Infelizmente o pretinho básico com letras brancas deixam a leitura mais cansativa :(

    ResponderExcluir